Novena de Nossa Senhora dos Anjos prepara fiéis para a grande festa no dia 2 de agosto, em Itambacuri (MG)

Nossa Senhora dos Anjos | Fotos: Divulgação

Emilton Rocha / Pascom RJ

A cidade de Itambacuri, localizada no interior de Minas Gerais e conhecida como a ‘Cidade Franciscana’, deu início ontem (24/7) à novena em honra à sua padroeira, Nossa Senhora dos Anjos, também padroeira da Província que leva seu nome, cujos frades viajaram em massa até o município para a organização dos festejos. A novena que se estenderá até o dia 1° de agosto e a tão aguardada festa será celebrada no dia seguinte – 2 de agosto.

Frei Luiz Carlos: “momento de confraternização nas famílias”

Para Frei Luiz Carlos Siqueira (foto), pároco do Santuário, “esse é um momento de confraternização nas famílias e a cidade tem nesse momento uma visibilidade que durante o ano ela não tem. Outro ponto importante é a presença das romarias que acontecem principalmente nos dias 1 e 2 de agosto” – diz.

O belo título de Nossa Senhora possui origens franciscanas. A Ordem dos Frades Menores é possuidora da grandiosa basílica de Santa Maria dos Anjos, localizada em uma planície perto de Assis, na Itália. No seu interior existe a capela da Porciúncula, onde São Francisco faleceu. O local é considerado como o lugar onde foi fundada a Ordem Franciscana.

A Porciúncula foi a capela onde São Francisco recebeu a grandiosa indulgência do “Dia do Perdão”, comemorado todos os anos no dia 2 de agosto. Até os dias atuais, a festa do Perdão é uma das festas mais importantes para a Ordem Franciscana. Muito tempo depois, Papa Pio XII estendeu a indulgência para toda a Igreja Católica.

Ninguém sabe com certeza a origem da capela, mas diz a tradição que um grupo de peregrinos que voltava da Terra Santa a construiu e que nela havia uma relíquia do túmulo de Nossa Senhora. Tal relíquia era muito venerada. Quando os fiéis se reuniam na capela para rezar, eles podiam ouvir o coro dos anjos, motivo pelo qual a capela e a posterior basílica foram chamadas de Nossa Senhora dos Anjos.

O município de Itambacuri tem o maior Santuário Mariano do Estado de Minas Gerais, onde a devoção a Nossa Senhora dos Anjos já dura mais de 150 anos, passando de geração em geração. Foram mais de 250 freis que passaram por esta região evangelizando nos principais municípios do entorno da cidade de Itambacuri: Poté, Malacheta, São José do Divino, Pescador, Nova Belém, Itabirinha de Mantena, Central de Minas e São João do Manteninha.

A festa de Nossa Senhora dos Anjos não é só importante no sentido religioso, mas também para o turismo local. O comércio da cidade fica aquecido o que impulsiona a economia com a chegada de caravanas de fieis de todo o país para homenagear a padroeira.

Santuário Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri (MG)

A programação da novena prevê quatro missas diariamente: às 5h30, 8h30, 15h e 19h. A Missa Solene em 2 de agosto será presidida às 10h, por Dom Messias dos Reis Silveira. A procissão com a Imagem de Nossa Senhora dos Anjos sairá às 17h. Abaixo, toda a programação.

A programação dia a dia

De 24 de julho a 02 de agosto

1º DIA – 24/07 QUARTA-FEIRA

“Nossa Senhora dos Anjos, Esperança da Igreja, fala, evoca e aponta para Deus”