Veja aqui a programação do Natal, Bênção dos Capuchinhos, Trezena de São Sebastião e Festa do Padroeiro da Cidade

A bênção dos capuchinhos, ou ‘bênção dos barbadinhos’, é hoje patrimônio cultural carioca, assim como a procissão da festa de São Sebastião

A expressão “Missa do Galo” é utilizada exclusivamente nos idiomas de origem latina.

Por Emilton Rocha

Período de reflexão, celebração e agradecimentos, o Natal sempre mereceu programação religiosa especial. É sempre assim a sublime celebração da Santa Missa de Natal em todo o mundo. A expressão “Missa do Galo” é utilizada exclusivamente nos idiomas de origem latina, uma vez que em outros idiomas a definição utilizada é, em geral, Santa Missa de Natal.

No Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca (RJ), a Missa do Galo ou Santa Missa de Natal será realizada às 19h do dia 24, sexta-feira. Uma das partes da cerimônia que mais emocionam é o momento em que o celebrante conduz a imagem do menino Jesus até o presépio.

“É um momento muito bonito. Sairemos do presbitério, em torno do altar onde ele permanecerá durante toda a missa e o levaremos em direção ao presépio que, pelo segundo ano consecutivo, está sendo montado no pátio” – diz Frei Jorge de Oliveira, reitor e pároco. As missas do Galo (24) e de Ano Novo (31) serão transmitidas ao vivo às 19h. O uso de máscara é obrigatório no interior do Santuário Basílica. No dia 25 as missas serão celebradas às 8h, 11h30 e 17h, igualmente no dia 1º de janeiro.

Bênção dos Capuchinhos – 7 de janeiro: primeira sexta-feira do mês

‘Bênção dos barbadinhos’, patrimônio cultural carioca.

Na primeira sexta-feira do ano, 7, fiéis se dirigirão ao Santuário Basílica para receber a bênção dos frades capuchinhos, também conhecida como ‘bênção dos barbadinhos’, hoje patrimônio cultural carioca, assim como a procissão da festa de São Sebastião, realizada no dia 20 de janeiro.

Serão celebradas 14 missas – das 5h até às 18h – e as bênçãos serão dadas no pátio da igreja, mantendo o distanciamento social e a obrigatoriedade do uso de máscara. Os fiéis que quiserem participar das missas deverão acessar o templo e, ao final da celebração, serão abençoados. Os que só forem para a bênção não precisarão entrar na igreja. Neste dia a lojinha de produtos religiosos e a cantina estarão funcionando.

Trezena de São Sebastião – de 7 a 19 de janeiro

Ainda no dia 7 de janeiro terá início a Trezena de São Sebastião, tradicionalmente presidida pelo Cardeal Orani Tempesta, às 18h. A Pascom transmitirá ao vivo pelos canais digitais da Basílica, Facebook e Youtube. Os gestos concretos dos treze dias serão divulgados com antecedência na Agenda Paroquial, nos grupos de WhtsApp, Facebook, Instagran e Twitter.

Frei Jorge: “A trezena prepara mais intensamente para a grande festa do dia 20”.

“Antes era feita uma novena. Frei Arles [Dias de Jesus, ex-reitor e atual ministro provincial] foi quem iniciou a trezena na Basílica, cujo objetivo é o mesmo porque a trezena é um tempo mais extenso para uma preparação mais intensa para a grande festa do dia 20”, lembra o frade.

Os Gestos Concretos na Trezena – Como é tradição, durante a Trezena de São Sebastião haverá a oferta de Gestos Concretos que serão divulgados na Agenda Paroquial diária, a saber: açúcar, óleo, macarrão espaguete, leite em pó, feijão, canjica, café e arroz. Essa coleta é sempre destinada aos mais necessitados através de diversos programas e projetos sociais acompanhados pela igreja. Como gesto concreto é realizada uma tradição arquidiocesana nas grandes concentrações, caso da Trezena de São Sebastião, ou seja: além da atitude de oração, é realizada uma atitude de solidariedade e ao mesmo tempo religiosa de lembrar-se do irmão necessitado. No Rio de Janeiro, isso se realiza pela coleta de alimentos e outros materiais. Para Frei Jorge, os gestos concretos são importantes porque é uma forma de ajudar, de ir preparando o que foi ofertado para ser distribuído no mês seguinte.

Festa de São Sebastião – 20 de janeiro

Na quinta-feira, 20 de janeiro, dia do Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro serão celebradas missas de hora em hora, a partir das 5h da manhã até às 19h. O Cardeal Orani Tempesta presidirá Missa Solene às 10h. Os horários são: 5h, 6h, 7h, 8h, 10h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h.

Novamente sem procissão, mas com carreata como em 2021.

Assim como em 2021, ano em que teve início a pandemia de Covid 19, em 2022 também não será realizada a tradicional procissão que será substituída por uma carreata vinda da Zona Oeste passando em frente à Basílica e seguindo para a Catedral, no centro da cidade.

Segundo Frei Jorge, algo bonito está acontecendo, que é a oportunidade da vacinação: as duas doses mais a dose de reforço. De acordo com o reitor, houve bastante adesão mas ainda existem resistências à vacina.

“Nós, capuchinhos, orientamos as pessoas a se vacinarem e que elas superem esse olhar de que se trata de algo que não é sério ou que a doença não é perigosa”, diz, e prossegue: “A realidade é que ainda existem muitos óbitos causados pela pandemia. São perdas de pessoas importantes para todos nós, mas temos a expectativa de que tudo isso melhore cada vez mais com as vacinas.”

Devido à pandemia, durante todo o dia de São Sebastião não será distribuída água benta em garrafas plásticas reaproveitadas como em anos anteriores, evitando-se a manipulação ao lavar, preparar e encher os vasilhames. Copos com água mineral benta estarão à venda pelo preço de custo. Barracas estarão oferecendo alimentos, tais como como salsichão, canjica, entre outros.

A mensagem do reitor: “Que cada um de nós, paroquianos, devotos, amigos, benfeitores e demais colaboradores procure se vacinar com responsabilidade e seriedade para que possamos chegar ao nível de satisfação e dizer: “puxa vida, agora estamos num momento melhor e eu contribuí para isso acontecer.”

A programação por evento

Missas de Natal

Missa do Galo – Dia 24: às 19h – Dia 25: 8h, 11h30 e 17h

Missa da véspera de Ano Novo

Dia 31, às 19h – Dia 1º: 8h, 11h30 e 17h

Bênção dos Capuchinhos – Primeira sexta-feira do ano

Dia 7. Missas às 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h. As bênçãos serão dadas no pátio, após cada celebração.

Trezena de São Sebastião

Início: Dia 7, às 18h, presidida pelo Cardeal Orani Tempesta – Responsável: Liturgia – Gesto concreto: Açúcar.

Dia 8, sábado, 17h – Responsável: MESC – Gesto concreto: Óleo

Dia 9, domingo, 17h – Responsável: Jovens – Gesto concreto: Macarrão espaguete

Dia 10, segunda, 18h – Responsável: Associações – Gesto concreto: Leite em pó

Dia 11, terça, 18h – Responsável: Terço dos Homens – Gesto concreto: Feijão

Dia 12, quarta, 18h – Responsáveis: Dízimo/Turano – Gesto Concreto: Macarrão espaguete

Dia 13, quinta, 18h – Responsáveis: Marianos e OFS – Gesto Concreto: Milho para canjica

Dia 14, sexta, 18h – Responsável: Apostolado da Oração – Gesto Concreto: Leite em pó

Dia 15, sábado, 17h – Responsável: MESC – Gesto concreto: Café

Dia 16, domingo, 17h – Responsáveis: Jovens/Batismo – Gesto Concreto: Milho para canjica

Dia 17, segunda, 18h – Responsável: Pastoral Familiar – Gesto concreto: óleo

Dia 18, terça, 18h – Responsável: Terço dos Homens – Gesto concreto: Café

Dia 19, quarta, 18h – Responsável: Liturgia – Gesto concreto: Arroz

Dia de São Sebastião – Festa

Dia 20. Missas de hora em hora, a partir das 5h da manhã até às 19h. O Cardeal Orani Tempesta presidirá Missa Solene às 10h. Os horários são: 5h, 6h, 7h, 8h, 10h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h.

Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos

Endereço: Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca, próximo à estação do Metrô Afonso Pena.

Artigo anteriorPapa Francisco: não deixemos que o Natal seja poluído pelo consumismo e pela indiferença
Próximo artigoCantalamessa: sintonizar-se com o Espírito para a aventura sinodal