Natal de misericórdia: “Preparai o caminho do Senhor”

Still for Style | Shutterstock

Por Hozana / Aleteia

No Advento somos chamados a continuar nossa preparação para a vinda do Senhor, o menino Deus, no Natal, vem ao nosso encontro, o céu e a terra se encontram com o próprio Deus que se fez homem, por isso devemos nos alegrar. Como disse, certa vez, o Papa Francisco: “Lembremo-nos que um cristão triste é um pobre cristão; por isso, procuremos sempre ser alegres no testemunho do Evangelho”. Isso porque Jesus é a verdadeira alegria.

Devemos ser alegres para evangelizar, animados para anunciar que o Natal de Misericórdia está chegando, que Deus está vindo e que nascerá no meio de nós, que sua misericórdia não tem fim, que a salvação está aqui. À medida que nos aproximamos do Natal, somos chamados a abrir nossos corações para a alegria que a vinda de Cristo traz consigo. A luz da esperança brilha mais intensamente, dissipando as sombras da incerteza e acendendo a chama da alegria em nossas vidas. O Evangelho de João, no capítulo 1, versículos 6-8 e 18-28, nos lembra do papel fundamental de João Batista, que veio para dar testemunho da luz. Assim como João preparou o caminho para Jesus, somos chamados a preparar o caminho do Senhor em nossas vidas.

O Advento, como quatro semanas que antecedem o Natal, nos convida a nos preparar para a chegada do Menino Jesus. É um momento que nos prepara para a vivência, a esperança e o renascimento, assim como buscar uma rotina que nos leve a transcender além de apenas dormir, acordar e cumprir tarefas. Podemos fazer alusão ao período em que uma família espera a chegada de um bebê. Todos se preparam para esse momento, conferem se falta alguma coisa, ficam ansiosos para a sua chegada. Jesus, o Emanuel, chega e vive conosco, realmente nasce. Somos chamados a estar com Ele, crescendo e nos desenvolvendo.

Na rede social de oração Hozana você encontrará o retiro online: Natal de Misericórdia: preparai o caminho do Senhor. Este retiro nos convida a refletir sobre o grande atributo de Deus, a misericórdia divina, manifesta na vinda de Cristo, o Emanuel, Deus conosco (clique aqui para participar). Ao refletirmos sobre a passagem bíblica, somos desafiados a examinar nossas vidas e ações. Como podemos preparar o caminho do Senhor em nossa vida?

A resposta reside na misericórdia. Assim como Deus é misericordioso conosco, somos chamados a ser instrumentos de misericórdia, uns para com os outros. Ao nos aproximarmos do Natal, somos lembrados de que a alegria está intrinsecamente ligada à Misericórdia Divina. Podemos expressar essa alegria com gestos de bondade, amor e compaixão em nossas interações diárias. Ao fazê-lo, não apenas preparamos o caminho do Senhor, mas também irradiamos a alegria do Natal aos que nos rodeiam.

Neste Advento, em preparação para o Natal de Misericórdia, somos chamados a celebrar a chegada iminente de Cristo com alegria e misericórdia. Somos chamados a cada domingo a um gesto concreto de misericórdia, a caridade aos pobres. Que nossos corações estejam abertos para receber a luz do Salvador, e que possamos, em espírito de alegria, preparar o caminho do Senhor em todas as áreas de nossas vidas. Que a misericórdia divina nos guie e inspire, tornando o Natal uma celebração verdadeiramente significativa.

Fernanda Alvarenga Monzambani, Redatora da Aliança de Misericórdia, pelo Hozana

Artigo anteriorSanto do dia 24 de novembro: Santo André Dung-Lac e Companheiros
Próximo artigoFesta de Nossa Senhora das Graças acontece nesta segunda-feira, 27; veja fotos da Novena e a programação