
“Em maio deveremos ter 30 jovens e adultos para receber o Sacramento da Crisma”
Por Nilson Perissé, Catequista
No início do ano, demos início a duas novas turmas de Iniciação Cristã de Jovens e Adultos. Essa turma já fez mais de 80% do percurso catequético, devendo concluir em março do ano que vem, e serem crismados no dia 24 de maio, data que conseguimos a agenda do bispo.
Desse grupo, no sábado (14), quatro receberam o sacramento do batismo e da Primeira Eucaristia, pois não o tinham. E outros quatro receberam o sacramento da Primeira Eucaristia (já são batizados). Então, ao todo, foram oito crismandos que já estavam aptos para receber esses sacramentos.
As leituras da missa foram feitas por quatro crismandos. Eu fiz a saudação de acolhida e os oito, junto com seus padrinhos, participaram da procissão de entrada. Frei Jorge, pároco, celebrou. Frei Rafael ajudou no rito. E a outra catequista, Marlúcia, esteve na procissão, como puxa-fila.
Em maio, esses oito se juntarão aos demais colegas (ao todo, nas duas turmas, deveremos ter 30 jovens e adultos) para receber o Sacramento da Crisma.
O Batismo
O Batismo é um rito de iniciação na fé cristã, simbolizando a purificação e o renascimento espiritual. É considerado um dos sacramentos fundamentais em muitas tradições cristãs, marcando a entrada do indivíduo na comunidade cristã e o início de sua vida de fé. Durante a cerimônia, a água é utilizada como símbolo de limpeza e renascimento, representando a lavagem dos pecados e a nova vida em Cristo. O Batismo é também um momento de compromisso, tanto para o batizando quanto para a comunidade, que se compromete a apoiar e guiar a pessoa em sua jornada espiritual.
Primeira Eucaristia
A Primeira Eucaristia, também conhecida como Primeira Comunhão, é um sacramento importante na tradição católica, marcando a primeira vez que uma pessoa recebe o Corpo e o Sangue de Cristo na forma de pão e vinho consagrados. Geralmente, é um rito de passagem para crianças, que ocorre por volta dos sete ou oito anos de idade, após terem recebido a catequese necessária para compreender o significado deste sacramento. Este evento simboliza a plena introdução do indivíduo na vida cristã, fortalecendo sua relação com Deus e a comunidade eclesial. É um momento de celebração não apenas para o comunicando, mas também para seus familiares e para a paróquia, destacando a importância da fé e da comunhão espiritual na vida de cada cristão.
Galeria
Clique 2 vezes nas fotos para ampliar