Mobiliário litúrgico da Basílica de Notre-Dame é finalmente revelado

A Diocese de Paris anunciou o nome do artista escolhido para criar as principais peças de mobiliário litúrgico para Notre-Dame de Paris: o altar, o tabernáculo, o ambão, o batistério e a cátedra. O artista foi Guillaume Bardet, mais conhecido por seu trabalho no convento dominicano de Sainte-Marie-de-La-Tourette [IMAGENS]

Guillaume Bardet

Agnès Pinard Legry / Aleteia

Quem projetará o novo altar da Basílica de Notre-Dame? A Diocese de Paris pôs fim ao suspense na sexta-feira, 23 de junho, revelando o nome do artista escolhido entre os 69 candidatos e cinco finalistas anunciados em janeiro. O artista escolhido é o escultor e designer Guillaume Bardet, que será responsável pela criação das cinco principais peças de mobiliário litúrgico da catedral: o altar, o tabernáculo, o batistério, o ambão e a cátedra. “Escolhi fazê-las em bronze”, explica ele. “A ideia me ocorreu durante uma visita a Notre-Dame. Algumas das paredes já haviam sido limpas e fiquei impressionado com a luz e o contraste da pedra! Para que os móveis existissem de forma simples, mas imutável, era necessário o bronze. O resultado são móveis com linhas limpas”.

Uma novidade importante é que o batistério ficará localizado na entrada da catedral. “Ele estará localizado no interior, logo após o portal do Juízo Final”, explica o reitor de Notre-Dame, Dom Ribadeau-Dumas. “A água é um sinal de entrada na vida por meio do batismo”. “As especificações exigiam que ela tivesse uma tampa, então criei uma que ainda mantivesse a ideia de água”, explica Guillaume Bardet. “Ao mesmo tempo, eu o havia imaginado originalmente com três pernas, mas para criar um vínculo melhor com o restante dos móveis, criei um formato de tigela.

O reitor da catedral nos lembra que “essa vida de batismo nos leva ao altar no cruzamento dos transeptos”. O altar projetado por Guillaume Badret é, por definição, muito diferente do altar do escultor Jean Touret, que foi parcialmente danificado pela queda de pedras durante o incêndio. “É um equilíbrio entre a dimensão sacrificial do altar e o calor de uma mesa, evocando a última refeição de Cristo”, explica o escultor. “A pedra sacrificial é, portanto, queimada para se tornar a mesa para a refeição eucarística. De agora em diante, todos os serviços serão realizados nesse altar no coração da catedral”.

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Guillaume Bardet

O tabernáculo estará localizado no altar Viollet-le-Duc. No lado esquerdo, ou seja, ao norte, a cátedra, o assento do bispo, será instalada com uma peça que evoca uma flecha subindo em direção ao céu. O ambão, onde serão lidas as leituras, ficará à direita, no lado sul, aos pés da estátua da Virgem e do Menino. “Essa foi a primeira peça que me veio à mente”, diz Guillaume Bardet. Ela evoca o “Tau”, uma cruz em forma de “T”, um símbolo de São Francisco de Assis. “A parte superior do ambão também tem o formato de um grande livro aberto”, acrescenta o escultor.

Como nos lembra o monsenhor Ribadeau-Dumas, as obras selecionadas testemunham “o número de maneiras mais simples de dar vida à liturgia e ao mistério da Eucaristia para os fiéis, mostrando aos visitantes aquilo em que acreditamos”.

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Estão planejadas cerca de 1.500 cadeiras / Ionna Vautrin

A Diocese de Paris também anunciou o nome da pessoa que será responsável pelos assentos de Notre-Dame. Ionna Vautrin será responsável pela criação de 1.500 cadeiras de carvalho maciço “para combinar com a estrutura”, segundo ela. Elas serão produzidas pelo fabricante francês Bosc. “O que me chamou a atenção quando entrei na catedral foi o ritmo dos pilares. Então imaginei cadeiras com barras. O encosto da cadeira evoca um arco. O encosto será ligeiramente abaixado, para que também possa ser usado como apoio para oração. Entre os critérios de seleção estavam a necessidade de serem silenciosas e de se integrarem ao edifício sem se imporem”.

Como as capelas devem ser organizadas?

Monsenhor Ribadeau-Dumas também aproveitou o anúncio para dar uma atualização sobre o layout das capelas na nave e no ambulatório. “Os visitantes serão recebidos no pátio, pela fachada, que já é um catecismo”, explicou. “Ao entrar pelo portal do Juízo Final, eles se deslocarão da esquerda para a direita, do norte para o sul, da escuridão para a luz. O corredor norte, dedicado à sala das Promessas, apresentará aos visitantes os grandes episódios do Antigo Testamento, como Davi e a oração e Abraão e a bênção. O corredor sul será dedicado ao Pentecostes, onde os visitantes descobrirão a história dos santos da diocese de Paris, cada um correspondendo a um fruto do Espírito Santo.

O reitor de Notre-Dame também disse que a cenógrafa Nathalie Crinière está trabalhando atualmente nas duas capelas onde os confessionários estarão localizados, bem como na futura sinalização.

Quais são os próximos prazos? O projeto será apresentado à Comissão Nacional de Patrimônio e Arquitetura (CNPA) em 13 de julho, que dará seu parecer. Os vários itens de mobiliário serão então produzidos pelos artistas e artesãos selecionados para entrega em setembro de 2024, com vistas à reabertura da Notre-Dame de Paris quatro meses depois, em dezembro de 2024.

Veja aqui as peças:

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