Missas, cânticos e bênção dos animais nas homenagens a São Francisco de Assis

Devido as restrições sanitárias em função da Covid-19, apenas duas missas foram celebradas; a encenação do “Trânsito de São Francisco” foi realizada no tríduo; e a tradicional bênção dos animais no dia do santo

Missa Solene presidida por Frei João Carlos encerra as comemorações do dia do Fundador da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Por Emilton Rocha / Fotos: Alerrandro Teófilo

A Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos dedicou o dia 4 de outubro para homenagear São Francisco de Assis, o fundador da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. As missas foram celebradas às 9h e às 18h (solene), apenas duas este ano, ainda devido as restrições sanitárias impostas pelas autoridades de saúde.

A encenação do “Trânsito de São Francisco de Assis”, rememorando a morte de Francisco, no último dia do tríduo.

Nesta data, considerada o Dia da Natureza, é também comemorado o World Animal Day (WAD) ou Dia Mundial dos Animais, dos quais São Francisco de Assis é padroeiro. A bênção dos bichos foi dada em dois horários, 10h e 16h, no pátio – este ano em sua maioria cães, também gatos e até tartaruga.

Na noite anterior, último dia do tríduo, um grupo de jovens do Santuário apresentou o “Trânsito de São Francisco de Assis”, através de salmos e cânticos que rememoravam sua morte.

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, ou Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu na cidade de Assis, na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Filho de um rico comerciante recebeu educação voltada para os negócios. Com 16 anos participou da luta contra a nobreza feudal, foi aprisionado na cidade de Perúgia, onde ficou um ano no cárcere.

Em 1203, de volta à cidade natal, Francisco entrega-se a uma vida de festas. Em 1206, orando na Capela de São Damião, ouviu um chamado de Cristo que dizia: “Vá, Francisco e restaure minha casa”. Desde então, entrega-se ao serviço de Deus e dos mais necessitados. Em 1208 faz votos de pobreza e começa a pregar sua doutrina.

A bênção dos animais foi realizada em dois horários, 10h e 16h.

Acompanhado dos primeiros discípulos pede autorização ao papa para fundar uma irmandade. Em 1204 funda a “Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis” e se instala em cabanas nas montanhas, decidido a cumprir fielmente as Escrituras Sagradas, renunciando qualquer forma de propriedade, recusando mesmo ter uma igreja, vivendo das doações que recebe.

Em 1215, o Concílio de Latrão reconhece a “Ordem dos Franciscanos”, que já reúne inúmeros discípulos vindos de toda a península italiana. Inicia uma grande peregrinação até o Oriente, para “converter os infiéis”. Na volta, em 1221, o papa Honório III impõe uma “regra” mais branda para a Ordem.

Em 1224, decepcionado, Francisco deixa a direção da Ordem e junto com três discípulos, opta pela vida na floresta, em contato com os animais. Doente e debilitado, é conduzido a Assis, onde quer morrer. Durante a viagem, os fiéis correm ao encontro do “santo”.

São Francisco de Assis morre em Assis, Itália, no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois de sua morte, é canonizado pelo papa Gregório IX.

Artigo anteriorSanto do dia 3 de outubro: PROMÁRTIRES DO BRASIL
Próximo artigoSanto do dia 6 de outubro / SÃO BRUNO ABADE