Dom Luiz Henrique celebra a Missa Crismal 2017 neste domingo

35 jovens e adultos receberão o óleo sagrado em cerimônia no domingo, às 18h

Divino-Espírito-Santo
Sacramento da Crisma: considerado por muitos como o sacramento da maturidade cristã

Por Emilton Rocha / Pascom

O Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos estará celebrando a Crisma de jovens e adultos no dia 18 de junho, às 18h, ocasião em que eles confirmarão sua opção de seguir Jesus Cristo. São 35 crismandos que estão sendo preparados pela Pastoral da Crisma para receberem o óleo sagrado. A cerimônia será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, e concelebrada pelo Frei Arineu Mozer Macedo.

Existe diferença entre uma pessoa que foi apenas batizada e outra que já recebeu a crisma. “O sacramento da confirmação dá ao homem um poder espiritual para determinadas outras ações sagradas, além daquelas para as quais o batismo o qualifica.” – Santo Tomás.  Deste modo, ao ser batizado, o homem recebe um poder e, ao ser crismado, recebe um poder ainda maior. A palavra Crisma vem do grego “chrisma”, que significa óleo. Em português, o Crisma significa o óleo sagrado, ao passo que a Crisma significa o sacramento da Confirmação.

No início a Igreja ministrava a Crisma logo em seguida do Batismo.

Quem está apto a receber o sacramento da Crisma ou Confirmação?

Qualquer cristão católico que tenha recebido o sacramento do batismo e esteja em estado de graça, isto é, não ter cometido nenhum pecado mortal (pecado grave) pode e deve receber esse sacramento. Por meio de um pecado grave, separamo-nos de Deus e só podemos nos reconciliar com Ele por meio do sacramento da Penitência-Confissão.

O sacramento da Confirmação normalmente é presidido pelo bispo. Por razões pastorais, ele pode incumbir determinado sacerdote de celebrá-lo. No rito litúrgico da Santa Missa do Crisma, o bispo dá ao crismando um suave sopro para que se lembre de que está se tornando um soldado de Cristo, a fim de perseverar com bravura na fidelidade ao Senhor.

Assim sendo, esse belíssimo sacramento da Confirmação completa o batismo. Por intermédio dele, o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com Deus e, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor. Se necessário for, a dar a vida, uma vez que recebeu uma força especial para seguir Cristo até o fim de sua vida.

Artigo anteriorCNBB estimula Jornada de Oração pelo Brasil por ocasião da Festa do Corpus Christi
Próximo artigoBasílica celebra Corpus Christi com missas, procissão e tapete