Irmã Lúcia, pastorinha de Fátima, é reconhecida como venerável

Lucia dos Santos/agefotostock/East News

I.Media / Aleteia

Em 22 de junho de 2023, o Papa Francisco aprovou o reconhecimento das virtudes heroicas da Irmã Lúcia, a terceira pastorinha das aparições de Fátima, anuncia a Sala de Imprensa da Santa Sé. Os decretos também incluem o reconhecimento do martírio de vinte vítimas da Guerra Civil Espanhola e as virtudes heroicas de outras quatro pessoas, incluindo Madre Mary Lange, a primeira Superiora Geral afro-americana.

Durante uma audiência com o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, o Papa autorizou a publicação de seis decretos, incluindo um que reconhece as virtudes heróicas da Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, nascida Lúcia dos Santos (1907-2005), a terceira vidente de Fátima.

Essa portuguesa, nascida em uma família pobre de Aljustrel, estava cuidando do gado com seus dois primos, os santos Francisco e Jacinta Marto, quando testemunharam aparições recorrentes de um anjo e depois da Virgem Maria entre 1915 e 1917. Dizia-se que eles haviam recebido mensagens da Mãe de Deus.

Após a morte prematura de seus primos, ela permaneceu em Fátima sob a proteção do bispo antes de se juntar às Irmãs de Santa Doroteia na Espanha. Foi lá que ela escreveu suas memórias sobre as aparições marianas – os “famosos segredos de Fátima” – entre 1935 e 1945. O último segredo foi selado e enviado a Roma, onde foi tornado público pelo Cardeal Joseph Ratzinger durante o Grande Jubileu do Ano 2000.

Ela retornou a Portugal em 1946 e decidiu se tornar uma freira carmelita, onde viveu em oração. Em 1967, deixou o Carmelo para se encontrar com o Papa Paulo VI, que estava visitando Fátima, e fez o mesmo com João Paulo II em 1982, 1991 e 2000. O Dicastério para as Causas dos Santos observa que “grande parte” do sofrimento vivido pela Irmã Lúcia se deveu às aparições, lembrando que ela estava “sempre escondida, protegida e guardada”.

Seus dois primos, Francisco e Jacinta Marto, foram beatificados por João Paulo II em Fátima em 2000 e canonizados por Francisco em 2017, também no santuário português. O pontífice visitará Fátima em 5 de agosto deste ano, como parte das celebrações da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

Novos mártires da Guerra Civil Espanhola

O padre Manuel González-Serna Rodríguez (1880-1936) e seus 19 companheiros da arquidiocese de Sevilha tiveram seu martírio reconhecido, abrindo a porta para sua futura beatificação. Eles estavam entre uma longa lista de católicos mortos por sua fé durante a Guerra Civil Espanhola, entre 1936 e 1939.

O padre González-Serna Rodríguez, pároco da pequena cidade de Constantina, foi preso pelas tropas republicanas em 1936 e executado em sua sacristia. Seus companheiros, nove padres, um seminarista e nove leigos, foram todos executados a tiros ou mortos por serem católicos.

Primeira superiora afro-americana

As virtudes heroicas da freira afro-americana Mary Lange, nascida Elisabeth (1794-1882), também foram reconhecidas. Nascida em Cuba em uma família africana rica, ela foi vítima de racismo e teve de fugir para os Estados Unidos em 1813. Em Charleston, as leis raciais tornaram sua vida ainda mais difícil e ela se mudou para Baltimore, onde, impressionada com a falta de educação entre os negros, decidiu fundar uma escola gratuita.

Desejando se dedicar a Deus, ela foi orientada por um padre sulpiciano e decidiu fundar um instituto religioso dedicado à educação escolar com outras três mulheres. A Arquidiocese de Baltimore aprovou essa congregação em 1828, que recebeu o nome de Oblate Sisters of Providence (Irmãs Oblatas da Providência). Ela se tornou a Superiora Geral – e, portanto, a primeira Superiora Geral afro-americana da história.

Madre Lange foi chamada pelas Sulpicianas para ajudá-las, assumindo o comando do noviciado na década de 1850. Ela morreu em 1882 com fama de santidade.

Um bispo salesiano a serviço dos mais pobres

As virtudes heroicas de Dom Antônio de Almeida Lustosa (1886-1974), bispo brasileiro e membro dos salesianos, também foram reconhecidas. Filho de camponeses católicos de classe média, ele estudou em uma escola salesiana antes de decidir seguir a espiritualidade de Dom Bosco. Após sua profissão perpétua em 1909, envolveu-se com o ensino, primeiro com noviços e depois em uma escola secundária.

Em 1924, foi nomeado bispo de Uberaba, em Minas Gerais. Em seguida, foi transferido para Corumbá, depois para Belém do Pará, antes de se tornar arcebispo de Fortaleza em 1941. Muito próximo dos camponeses pobres sob seus cuidados, esse intelectual fundou inúmeras paróquias, hospitais, escolas e centros sociais.

Um franciscano do Concílio de Trento e uma freira napolitana

As virtudes heroicas do frade franciscano italiano Antonio Pagani (1526-1589) foram reconhecidas. Nascido em Veneza, ele entrou para a ordem barnabita em 1546, foi ordenado em 1551 e deixou sua ordem, que estava passando por uma grave crise, em 1552. Depois de vários anos como padre diocesano, juntou-se aos franciscanos em Udine. Excelente teólogo e canonista, participou do Concílio de Trento (1547-1563). Promovendo o laicato católico, fundou duas sociedades seculares, os Irmãos da Cruz e as Irmãs “Demisse”.

Por fim, foram reconhecidas as virtudes heroicas da Irmã Anna Cantalupo, nascida Pia (1888-1983), religiosa das Filhas da Caridade. Essa napolitana, formada na Casa Mãe das Filhas da Caridade em Paris, destacou-se durante a Primeira Guerra Mundial, cuidando dos doentes e inválidos em Nápoles antes de ser enviada para Catânia, onde cuidou dos doentes em casa e dos órfãos. Ela também se destacou durante a Segunda Guerra Mundial, fornecendo orientação espiritual aos soldados.

Artigo anteriorPapa Francisco recebe no Vaticano o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva
Próximo artigoPapa afirma que está com dificuldades respiratórias