O evento central da programação será na tarde do dia 23, com a bênção dos órgãos de defesa civil, que contará com a presença das autoridades civis e do chefe do Departamento de Defesa Civil
Roma se prepara para celebrar a festa de são Pio de Pietrelcina na quinta-feira, 23 de setembro, na igreja de são Salvatore in Lauro, onde, a partir de hoje, a relíquia do sangue dos estigmas do santo pode ser venerada.
Trata-se de uma tradição consolidada há 20 anos. Milhares de fiéis pertencentes a 600 grupos de oração da região do Lácio e das associações de defesa civil se reunirão nesta histórica igreja do centro histórico de Roma, próxima à Praça Navona, para honrar o santo e pedir sua intercessão.
No interior do santuário lauretano serão expostas, nessa ocasião, as relíquias que se guardam ali, como o manto, as luvas, as ataduras e o sangue dos estigmas que, durante quarenta anos, marcaram o corpo de são Pio de Pietrelcina.
A programação da festa começou na segunda-feira, 20 de setembro, dia da estigmatização, com a exposição solene e a veneração da relíquia do sangue de são Pio.
No dia 22 de setembro, acontecerá a Vigília do Trânsito, que recorda a morte do santo. Será presidida pelo cardeal Mauro Piacenza, penitenciário maior.
No dia 23 de setembro, será celebrada a grande festa do santo, instituída por são João Paulo II no ano 2000.
O evento central da programação será na tarde do dia 23, com a bênção dos órgãos de defesa civil, que contará com a presença das autoridades civis e do chefe do Departamento de Defesa Civil. Nos dias de celebração também acontece, desde 2004, a Festa da Defesa Civil, que tem com padroeiro são Pio de Pietrelcina.
A missa solene na praça de são Salvatore in Lauro será presidida pelo cardeal Angelo Comastri, em 23 de setembro, às 18:00, hora de Roma.
As 15 frases mais emblemáticas do Padre Pio
Padre Pio será lembrado durante muito tempo por seus inúmeros ensinamentos espirituais, que foram materializados em dezenas de frases emblemáticas ao longo de sua vida. A seguir, apresentamos 15 delas graças à seleção do National Catholic Register.
▪A sociedade de hoje não reza, por isso está desmoronando.
▪A oração é a melhor arma que possuímos, a chave que abre o coração de Deus.
▪Ore, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Nosso Senhor misericordioso escutará a sua oração.
▪Seria mais fácil para o mundo existir sem o sol do que sem a Santa Missa.
▪Mil anos de desfrutar da glória humana não valem nem uma hora na doce comunhão com Jesus no Santíssimo Sacramento.
▪Na vida espiritual, quem não avança retrocede. Acontece como um barco que sempre deve seguir adiante. Se parar, o vento o fará voltar.
▪Você deve falar a Jesus também com o coração, além dos lábios; na verdade, em certos casos, deve falar com Ele apenas com o coração.
▪Sempre devemos ter coragem, e se nos chega alguma apatia espiritual, corramos aos pés de Jesus no Santíssimo Sacramento e coloquemo-nos no meio dos perfumes celestiais, e sem dúvida recuperaremos nossa força.
▪Faz algum tempo que você não ama o Senhor? Não o ama agora? Não anseia amá-lo para sempre? Portanto, não temas! Ainda admitindo que cometeu todos os pecados deste mundo, Jesus repete: “Muitos pecados lhe são perdoados porque muito amou”.
▪Não se preocupe com as coisas que causam preocupação, desordem e ansiedade. Apenas uma coisa é necessária: Elevar seu espírito e amar a Deus.
▪Onde não há obediência, não há virtude; não há bondade nem amor. E onde não há amor, não há Deus. Sem Deus, não podemos alcançar o Céu. Essas virtudes formam uma escada; se falta um passo, caímos.
▪Os melhores meios para se proteger da tentação são os seguintes: cuidar dos seus sentidos para salvá-los da tentação perigosa, evitar a vaidade, não deixar seu coração se exaltar, convencer-se do mal da complacência, fugir do ódio, rezar sempre que possível. Se a alma soubesse o mérito que se adquire nas tentações sofridas com paciência e vencidas, seria tentada a dizer: Senhor, envia-me as tentações.
▪É necessário proteger todos os seus sentidos, especialmente seus olhos: são os meios pelos quais toda a fascinação e o encanto da beleza e da voluptuosidade entram no coração. Quando a moda, como em nossa época, é voltada para a provocação e expõe o que antes era incorreto pensar, é preciso ter precaução e autocontrole. Sempre que necessário, deve olhar sem ver e ver sem pensar.
▪Deve lembrar que tem no céu não apenas um pai, mas também uma mãe. Portanto, vamos recorrer a Maria. Ela é toda doçura, misericórdia, bondade e amor para nós porque é nossa mãe.
▪O amor e o medo devem ir unidos, o medo sem amor converte-se em covardia. O amor sem medo converte-se em presunção. Quando há amor sem medo, o amor corre sem prudência e sem restrições, sem se preocupar para onde vai.
Fonte: ACI Digital