Hoje é celebrada a dedicação da Basílica mais antiga da Igreja Católica

São João do Latrão: a Basílica de São Francisco

É a mais antiga e a mais importante entre as cinco basílicas papais do mundo e entre as quatro basílicas maiores de Roma (todas elas basílicas papais também), sendo a mais antiga igreja no ocidente. É considerada a igreja-mãe de todas as igrejas católicas, por ser a catedral do Papa, bispo de Roma.

San Giovanni foi dedicada inicialmente a Cristo Salvador e somente séculos depois é que foi codedicada a São João Batista e São João Evangelista. Como catedral do bispo de Roma, San Giovanni está acima de todas as demais igrejas da Igreja Católica, incluindo a Basílica de São Pedro. Por isso é chamada de “arquibasílica”, uma honraria única.

A arquibasílica está localizada dentro dos limites da cidade de Roma, mas fora das fronteiras do Vaticano propriamente dito. Apesar disso, ela e os edifícios vizinhos gozam de direitos extraterritoriais como uma das propriedades da Santa Sé de acordo com o Tratado de Latrão de 1929.

Em 1209, na véspera do dia em que São Francisco de Assis foi com os seus doze companheiros pedir ao Papa Inocêncio III que os autorizasse a pregar, este Papa teve um sonho no qual a sua Catedral balançava prestes a cair, mas surgia um homem enviado por Deus, que, sozinho, apoiando-se contra as muralhas vacilantes, impedia que caísse. Era esse homem jovem, magro, vestido com um burel: São Francisco.

Quando Inocêncio III reconheceu em São Francisco aquele homem pobre com um burel surrado que sustentava sua Catedral para que não caísse, entendeu que Deus tinha uma grande obra a fazer através do pobre monge. Disse-lhe: “Na verdade, é por meio desse homem piedoso e santo que a Igreja de Deus será restabelecida nas suas bases!” (2Cel 17).

O IV Concílio de Latrão foi o concílio ecumênico 12 da Igreja Católica no qual se ratificou a transubstanciação e a primazia papal, entre outras coisas. Foi neste Concílio que São Francisco conheceu São Domingos, fundador da Ordem dos Pregadores ou Dominicanos. Foram celebrados nela ou no antigo Palácio Lateranense nada menos que cinco concílios nos anos de 1123, 1139, 1179, 1215 e 15.12.

A nova fachada neoclássica foi completada em 1735 e removeu todos os vestígios tradicionais, antigos ou basilicais do edifício.

Os frades franciscanos atendem exclusivamente as confissões na Basílica em diferentes línguas.

Fonte: Franciscanos

Artigo anteriorSanto do dia 8 de novembro: São Deodato
Próximo artigoAssis: a programação do Papa com os pobres