Bênção dos animais e Missa Solene marcam o dia de São Francisco de Assis nos Capuchinhos nesta terça-feira

O Santuário Basílica de São Sebastião já preparou as homenagens àquele que é tido como pai pela Família Franciscana

São Francisco de Assis é conhecido como o protetor dos pobres e doentes e também patrono dos animais e da Natureza.

Emilton Rocha*

Nesta terça-feira, o dia 4 de outubro, a igreja celebra a memória de São Francisco de Assis. Para a Família Franciscana, de modo especial para a Ordem dos Frades Menores, esta celebração se reveste do caráter e grau de solenidade.

Para a Igreja e para a humanidade, São Francisco tornou-se inspiração daqueles valores mais essenciais do Evangelho. Por isso sua mensagem atravessou os séculos e continua a despertar no coração da humanidade aquilo que de melhor ela pode realizar.

De 1 a 3 de outubro os frades capuchinhos do Santuário Basílica de São Sebastião celebraram o Tríduo de São Francisco de Assis, como parte das homenagens àquele cuja Ordem o tem como como pai e fundador. A Família Franciscana é dividida em três ramos principais: Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFM. Conv) e Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFM. Cap). O Santuário está situado à Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca, Rio de Janeiro.

De rebelde e mundano a um dos santos mais devotados da Igreja

São Francisco de Assis nasceu no dia 5 de julho de 1182, na cidade de Assis (Itália, com o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone. Era filho de um comerciante ilaliano de nome Pietro di Bernardone dei Moriconi e de sua esposa Pica Bourlemont, e tinha origens francesas. A família fazia parte da rica burguesia de Assis, e tinha prestígio no nome e nas posses financeiras. Era chamado pela família de “Francesco” nome cuja origem ainda hoje não foi determinada.

Francisco cresceu e se tornou popular entre seus amigos devido à sua vida rebelde, às extravagâncias, bebedeiras, pelas suas roupas caras, por esbanjar dinheiro e ter paixão por aventuras. Tinha o desejo de ser “herói” e por isso alistou-se, em 1202 como soldado na guerra de Assis contra a Peruggia. Foi capturado e passou cerca de um ano preso, à espera de ser resgatado.

Recebeu seu chamado em Assis, durante uma farra com os amigos, onde foi tocado por Deus e desde então começou a perder o interesse pelas farras, dinheiro, riquezas, posses, etc, passando a se preocupar com os mais necessitados e em fazer a vontade de Deus, servindo-o através da doação total e incondicional da sua vida.

Viveu uma conversão brusca em sua juventude, passando de jovem rebelde e mundano, a uma vida religiosa de completa pobreza. Abandonou sua família e sua antiga vida e foi viver em cabanas e abrigos no meio do mato, juntamente com um amigo que chamava de “irmão Leão”. Sua decisão e vivacidade atraiu a outros adeptos, fazendo com que ele fundasse mais tarde a Ordem dos Frades Menores, hoje conhecidos como Franciscanos.

Juntamente com seus “filhos”, Francisco renovou a vivência do catolicismo na época, conservando o hábito de viajar a pé pelas localidades, pregando e vivendo completamente das doações que recebiam. Segundo São Francisco, o evangelho deveria ser seguido à risca, com todo rigor, imitando a vida de Jesus. Desenvolveu latentemente o dom da caridade, pregando o amor à Criação de Deus, à natureza, aos animais, e sobretudo ao ser humano, e vivendo a total doação a estes, e valorizando especialmente os mais pobres. Chamava a todas as criaturas de Deus de irmãos, e se considerava a menor delas. Até hoje é um dos santos da Igreja mais devotados, santidade esta que foi firmada desde que ainda estava em vida, sendo conhecido por muitas pessoas e chamado de santo ainda em vida.

Faleceu em 1226, no dia 3 de outubro, e foi canonizado em 1228, menos de dois anos depois. É conhecido como o protetor dos pobres e doentes e também patrono dos animais e da natureza.

Programação para hoje

Terça, 4, dia dedicado ao Santo: Bênção dos animais, às 10h e 16h. Missa Solene, às 18h.

*Com informações bibliográficas de Ana Paula de Araújo

Artigo anteriorA12 divulga os mantos de Nossa Senhora Aparecida deste ano