No XV Capítulo Provincial também foram eleitos o Vigário Provincial e o Conselho Provincial para o próximo triênio

Emilton Rocha / Pascom
RIO DE JANEIRO – Nesta quinta-feira, 14 de julho, último dia do XV Capítulo Provincial, foi eleito o novo Governo da Província Nossa Senhora dos Anjos – que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo – para o próximo triênio. São eles: Ministro Provincial: Frei Arles Dias de Jesus (reeleito); Vigário Provincial: Frei Luiz Carlos Siqueira; Conselho Provincial: Frei Adriano Borges de Lima, frei Antonio Reginaldo Ferreira e frei Renato Moreira. O Capítulo teve como tema “Capuchinhos: a Missão no Coração da Nossa Ordem” e foi presidido por frei Silvio do Socorro de Almeida Pereira, dos capuchinhos da região do Pará, Maranhão e Amapá.
Como asseverou frei Jorge de Oliveira na oportunidade, o Capítulo é uma assembleia geral eletiva, canônica e jurídica, realizada a cada triênio e é contemplada pelas nossas constituições e estatutos. É o Espírito Santo que conduz essa grande reunião chamada na vida religiosa de Capítulo”.
Frei Arles já cuidou de vítimas das drogas e da prostituição

Frei Arles de Jesus, 44 anos, oito de sacerdócio, carioca de Realengo, Zona Oeste do Rio. Aos cinco anos de idade Frei Arles saía do Rio de Janeiro com a família para viver em Baixo Guandu, cidade localizada no Espírito Santo, onde permaneceu até os 20 anos. Ali desenvolveu vivência cristã, voltada à evangelização dos jovens, nos Princípios do Evangelho e no Carisma Franciscano. Formou círculos bíblicos, catequese e grupo de jovens e fez acompanhamento a vítimas das drogas e da prostituição. Esses encontros aconteciam debaixo de uma grande árvore, em terreno cedido por um padre. Lá, com a ajuda da comunidade, iniciou a construção de uma capela. Tempo depois, com as obras paralisadas, ocorreu a invasão da área por dependentes químicos. Anos depois, a capela foi concluída com o apoio de Dom Geraldo Lírio Rocha, na época bispo de Colatina.
Sua família era muito atuante e participativa na Comunidade São Francisco, proporcionando-lhe bases sólidas e fazendo-o iniciar, em janeiro de 2011, a sua caminhada franciscana capuchinha no Aspirantado, em Itambacuri (MG). No ano seguinte, dedicou-se aos os estudos acadêmicos, cursando filosofia no Colégio São Bento, no Rio, apesar de morar na Fraternidade Santo Cristo, em Niterói, do outro lado da ponte. Em 2005, o jovem franciscano dava continuidade ao Postulantado em Piracicaba (SP). No ano seguinte, foi admitido no Noviciado em Sumaré (SP) e, no mesmo ano, em dezembro, realizava a sua primeira Profissão Religiosa.
Em 2007 retornava à Província do Rio de Janeiro e Espírito Santo, passando a morar em Petrópolis onde iniciou seus estudos no Instituto Teológico Franciscano. No ano seguinte, mudou-se para a Fraternidade São Sebastião, no Rio, onde passou a exercer a função de Arquivista Provincial e Ecônomo local.
Em fevereiro de 2010, na cidade de Santa Teresa (ES), Frei Arles fez a sua Profissão Solene na Ordem Capuchinha e neste mesmo ano foi ordenado Diácono em Petrópolis (RJ). Em agosto de 2011 retornava à comunidade em Baixo Guandu para dar início ao tríduo preparatório à Ordenação Presbiteral que foi realizada na Igreja Matriz.
Em novembro de 2013, o frade foi designado para assumir a então Paróquia de São Sebastião, hoje Santuário Basílica de São Sebastião. O novo pároco assim se pronunciou: “Estou aqui para servir e evangelizar, não somente no centro da nossa comunidade mas, principalmente, em sua periferia. Lembro as palavras do Papa Francisco: abram as portas dos seus corações para o meu acolhimento”.