Frades do RJ e ES se reúnem no XVI Capítulo Provincial para eleger novo Governo e discutir ações para o próximo triênio

A partir da esquerda: Frei Almir da Silva (esq.); Frei Silvio do Socorro de Almeida Pereira; e Frei Roberto Genuin: “A expectativa é que, ao término do evento, todos saiam revigorados e prontos para enfrentar os desafios com fé e esperança renovados.”

Assembleia discute temas relevantes para a Ordem, como missão evangelizadora, vida comunitária e desafios contemporâneos; os novos eleitos devem ser conhecidos na quinta-feira, 10

Emilton Rocha/Pascom

Na noite de segunda-feira, 7, os frades da Província Nossa Senhora dos Anjos deram início ao seu XVI Capítulo Provincial que se estende até quinta-feira, 11. Este importante evento reúne frades capuchinhos do Rio de Janeiro e Espírito Santo, proporcionando um espaço de reflexão, renovação e planejamento para o futuro da Província e a eleição do novo Governo e líderes provinciais, que serão responsáveis por guiar os frades nos próximos três anos, fortalecendo os laços de unidade e compromisso com os valores franciscanos.

Durante o capítulo, os participantes terão a oportunidade de discutir temas relevantes para a Ordem, como a missão evangelizadora, a vida comunitária e os desafios contemporâneos enfrentados pela Igreja e pela sociedade.

Com o tema “Identidade e Pertença”, este encontro está sendo presidido pelo Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, frei Roberto Genuin, com a participação do Vigário Geral da Ordem e Conselheiro para o Brasil, frei Silvio do Socorro de Almeida Pereira.

Frades do RJ e Es: “fortalecendo os laços de unidade e compromisso com os valores franciscanos.”

O Convento de São Sebastião, onde acontece o Capítulo, com sua rica história e ambiente acolhedor, está sendo o cenário perfeito para momentos de oração, partilha e fraternidade. Esta assembleia é um momento de renovação espiritual e compromisso com o legado de São Francisco de Assis, inspirando os frades a continuarem sua missão com amor, simplicidade e dedicação ao próximo. A expectativa é que, ao término do evento, todos saiam revigorados e prontos para enfrentar os desafios com fé e esperança renovados.

– Capítulo é o encontro que é realizado a cada três anos em que se reúnem todos os frades de uma província, para analisar a vida em comunidade, para estudar os temas importantes para propor e eleger o novo Ministro Provincial. O Capítulo da Ordem é a autoridade máxima de uma circunscrição, ou seja, de uma província, de uma custódia – disse o Vigário Geral da Ordem, frei Silvio Pereira durante a instalação.

Sobre o tema – “Identidade e Pertença” –, frei Silvio explicou que todo Capítulo tem sempre um tema e esse tema é desenvolvido segundo as necessidades de uma província. “Existe a liberdade de, em certo momento, os frades elaborarem proposições ou propostas que orientam o novo governo provincial. Então, não é só a eleição do Governo Provincial; a província vai refletir sobre a caminhada feita a partir dos relatórios do provincial e do ecônomo e ver as necessidades de propor, a partir das demandas, indicações para o próprio triênio” – acentuou.

Instalação do Capítulo

Após o momento de oração (introdução), que é quando ocorre a instalação do Capítulo, segue a leitura da carta convocatória. Depois da leitura das cartas de permissão (do Ministro Geral e do Conselheiro Geral), vem a ratificação do horário das reuniões e também a nomeação e eleição dos membros oficiais – aqueles que trabalharam diretamente nos preparativos do Capítulo.

A Oração da Abertura Capitular traz à memória importantes fatos acontecidos no triênio que se passou. Em seguida, os frades saem em procissão entoando a Ladainha de Todos os Santos até a Sala Capitular (no caso, o Salão Frei Nemésio), onde foi feita a chamada nominal para a realização das primeiras eleições que irão escolher o secretário do Capítulo, os moderadores, os escrutinadores e os atuários, indicados em pré-reunião e ratificados pelos frades capitulares. A organização do Capítulo, assim como a elaboração dos temas e a eleição do secretário, são feitos com bastante antecedência.

A partir da esq.: Frei Roberto Genuin, Ministro Geral; Frei Dálvio José (centro); e Frei Arles de Jesus, Ministro Provincial atual.

O Capítulo é uma assembleia geral eletiva, canônica e jurídica, realizada a cada triênio e é contemplada pela constituição e estatuto da Ordem.

Os projetos sobre o que a Ordem espera e pensa para o futuro e como serão feitas as propostas e ideias, serão juntados às decisões mais importantes e maiores da vida da província e remetidos à Assembleia. Concluído o encontro, o novo governo vai tratar de diversos assuntos como transferências, novas propostas e novas possibilidades.

Nesta quinta-feira, o novo governo será tornado público, a saber: o novo Provincial e o novo Conselho (todos podem ser reeleitos); Conselho de Administração; Conselho da Formação Inicial; Conselho da Formação Permanente; Conselho da Vida Apostólica. O novo governo é que irá fazer uma nova pauta para os primeiros momentos do pós-Capítulo. O ministro atual frei Arles de Jesus não pode ser reeleito porque já cumpriu dois mandatos seguidos.

Galeria de fotos:

Artigo anteriorSanto do dia 8 de julho: Beato Eugênio III
Próximo artigoPadre Omar apresenta melhora constante, diz boletim médico