Foto espetacular do Cristo Redentor viraliza no mundo – e traz lição de paciência

O fotógrafo Leonardo Sens levou três anos até conseguir esta foto que deu a volta ao mundo

Cerith Gardiner / Aleteia

Quando a lua se posicionou de modo perfeito por trás da icônica imagem do Cristo Redentor no domingo retrasado, 4 de junho de 2023, o fotógrafo brasileiro Leonardo Sens estava pronto para capturar uma imagem única.

O resultado foi tão belo e impactante que as suas fotos deram a volta ao mundo e mereceram destaque na imprensa internacional.

Daily Mail, do Reino Unido, noticiou que Leonardo estava a 11 quilômetros da estátua, na praia de Icaraí, em Niterói, quando capturou o evento perfeitamente cronometrado.

Com seus 38 metros de altura, erguida a abruptos 709 metros acima do nível de um mar que se encontra a seus pés, a imagem mundialmente conhecida se mostrou ainda mais impressionante do que já é habitualmente, graças à lua que parece sustentada pelas mãos do Cristo.

A imagem que encantou a todos não foi mero fruto do acaso: ela foi possível graças à dedicação do fotógrafo e à sua extensa pesquisa sobre o alinhamento da lua com a estátua do Redentor.

O próprio Leonardo contou ao Daily Mail que tira fotos dos arredores do morro do Corcovado desde 2005 e, especificamente, tentava registrar esse alinhamento entre a lua e o Cristo Redentor já fazia três longos anos. Ele comprou uma nova lente há dois anos para obter os melhores resultados possíveis ao fotografar a lua e o sol sobre a Cidade Maravilhosa.

A paciência e a determinação de Leonardo conquistaram sua a ansiada recompensa no primeiro fim de semana de junho – e mesmo assim com dificuldades, já que os esforços do sábado acabaram frustrados pelas nuvens que encobriram a lua. Mas o fotógrafo não desistiu: Leonardo voltou à praia no domingo e, finalmente, conseguiu a tão desejada imagem: “No final deu tudo certo e consegui registrar a tão esperada foto”, afirmou ele ao G1.

É maravilhoso contemplar o resultado desse nível de perseverança e técnica: as fotos de Leonardo Sens ressaltam ainda mais a beleza do conjunto entre a natureza e a arte da escultura, além de nos lembrarem que, muitas vezes, o que vale a pena requer muita paciência.

Para mais imagens espetaculares do Cristo Redentor, dê uma olhada na conta de Leonardo no Instagram.

Artigo anteriorLançado o satélite do Vaticano
Próximo artigoDez curiosidades sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus