Empresas geradoras de energia adotarão regime especial para garantir fornecimento no próximo domingo (30)
A12 Redação / Guilherme Gomes
Neste domingo, dia 30 de outubro, será um dia histórico para o povo brasileiro: eleições para governadores em doze estados e para Presidente da República no país.
Visando oferecer uma segurança acima do normal para o evento político, as geradoras de energia do país adotarão um regime especial para garantir o fornecimento durante o domingo.
A “força tarefa” faz parte de uma operação que acontece não apenas no dia de eleições no Brasil, mas também em eventos de grande relevância nacional, como visita do Papa e também Copa do Mundo.
De acordo com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) é de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) oferecer essas medidas especiais visando a segurança do evento.
De acordo com a nota da ONS, a ideia é fazer o que deu certo no primeiro turno: reforço no fornecimento a partir da meia noite de sábado (29) até às 7 horas de segunda-feira (31).
As principais medidas adicionais de segurança incluem suspensões de trabalhos no sistema, maximização da disponibilidade de equipamentos e intensificação do monitoramento das condições climáticas.
Segundo a nota, assim como ocorre em eventos de grande relevância nacional, o órgão elaborou um plano preventivo para qualquer eventualidade.
O plano considera algumas ações excepcionais, como por exemplo a suspensão de intervenções e o monitoramento de condições atmosféricas, aumentando a segurança e reduzindo as chances de ocorrência de interrupção de suprimento de energia elétrica, que afetem as seções eleitorais, nos dias de votação.