
Frei Damião morreu em 31 de maio de 1997, aos 98 anos. Seu corpo foi enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix, em Recife. Em 2019, o papa Francisco declarou o frei Damião de Bozzano como venerável.
Por Nathália Queiroz / ACI Digital
A festa do venerável frei Damião Bozzano, frade capuchinho que atuou no Nordeste brasileiro, começa na quinta-feira (29) e vai até domingo (1º) no bairro do Pina em Recife (PE). Segundo a arquidiocese de Olinda e Recife, cerca de 50 mil pessoas de todo o Nordeste são esperadas para celebrar os 28 anos de sua morte.
Nascido na Itália, Frei Damião de Bozzano andava pelas cidades pregando a Palavra de Deus e confessando o povo. Morreu em 31 de maio de 1997, no Recife, aos 98 anos, com fama de santidade.
Suas virtudes heroicas foram reconhecidas pela Igreja em 2019, quando se tornou venerável.
Os frades capuchinhos que moram no Convento de São Félix de Cantalice, onde está o túmulo do frei Damião, todos os anos organizam uma programação, no final de maio, para receber romeiros e visitantes vindos de diversas partes do país e que vêm prestar homenagens a Frei Damião.
“A cada ano chegam tantas pessoas nesse período de maio para visitar o túmulo e rezar a Frei Damião, que a expressão popular acabou virando uma festa, apesar de ele ainda não ter sido declarado santo, como esperamos”, disse o postulador da causa de beatificação, frei Jociel Gomes.
A festa vai começar na quinta-feira (29) com a missa celebrada pelo bispo-auxiliar de Olinda e Recife, dom Josivaldo Bezerra, às 19h30 na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no Pina. Depois da missa, haverá a procissão com o Santíssimo Sacramento segue até o Convento de São Félix para um momento de louvor e bênção do Santíssimo.
Na sexta-feira (30), haverá missas às 6h, 11h e 17h e durante o dia inteiro haverá a tradicional bênção de São Félix, com padres disponíveis para confissões.
No sábado (31), haverá missas às 6h e 17h em ação de graças pela vida de frei Damião e pelos 28 anos de sua morte. Às 15h será a oração do rosário pela sua beatificação. À noite, terá um momento de louvor conduzido pelo Ministério de Música Shalom.
A festa termina no domingo (1º) com a missa solene celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime cardeal Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A programação deste dia também tem missas às 4h, 6h, 14h e 17h e show da cantora Joanna às 8h30.
Quem é o venerável frei Damião Bozzano
Frei Damião nasceu no dia 5 de novembro de 1898 em Bozzano, na Itália. Ingressou no seminário Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, aos 13 anos. Em julho de 1915, professou os primeiros votos e recebeu o nome de frei Damião de Bozzano. Teve que interromper os estudos de filosofia após ser convocado, em setembro de 1918, para o serviço militar na Primeira Guerra Mundial. Retornou ao convento no fim da guerra e fez sua profissão perpétua. Foi ordenado padre em 25 de agosto de 1923, em Roma.
Em 1931, foi enviado ao Brasil e passou a morar no convento Nossa Senhora da Penha, em Recife (PE). Dedicou 66 anos às Santas Missões, uma semana missionária na qual ele proclamava a Palavra de Deus a cada dia em uma cidade. Frei Damião também fazia sermões, catequeses, visitava os doentes, os presos e atendia confissões por mais de 12h por dia.
Com os anos, ele sofreu uma deformação na coluna que o deixou encurvado, provocando dificuldades na fala e na respiração. E durante muito tempo, sofreu de erisipela, devido à má circulação sanguínea.
Em 1990, sofreu uma embolia pulmonar, e teve que diminuir o ritmo das Santas Missões, Em 1997, sua saúde se agravou e em 12 de maio do mesmo ano, foi internado no Real Hospital Português, na capital pernambucana, onde foi visto realizando aquele que foi chamada “sua última missão”, rezando o terço com o povo em uma das salas do hospital. Em 13 de maio, sofreu um derrame cerebral e foi levado para a UTI. Frei Damião morreu em 31 de maio de 1997, aos 98 anos. Seu corpo foi enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix, em Recife. Em 2019, o papa Francisco declarou o frei Damião de Bozzano como venerável.