Festa de São Sebastião nesta quinta, 20: veja aqui a programação atualizada

Sem a tradicional procissão, uma carreata sairá da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, às 14h30, passando por volta das 16h pelo Santuário Basílica

Emilton Rocha

Imagem de São Sebastião em carreata ano passado, quando não houve a tradicional procissão devido à pandemia de Covid-19. (Foto: Emilton Rocha)

Após o encerramento da Trezena em preparação à festa de São Sebastião nesta quarta-feira, amanhã o dia inteiro será para celebrar o Padroeiro da Cidade e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, com dezenas de missas e homenagens ao santo nos quatro cantos da capital. São Sebastião é um dos santos mais populares e queridos do Brasil, onde cerca de 450 igrejas têm seu nome e 62 cidades são apadrinhadas pelo mártir.

A programação prevê a celebração de missas de hora em hora, a partir das 5h da manhã até às 19h. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, presidirá a Missa da Cidade, às 10h. Os horários são: 5h, 6h, 7h, 8h, 10h, 12h (Ângelus), 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h. O uso de máscara será obrigatório no interior do templo, assim como o distanciamento social.

Sem a tradicional procissão, mas com carreata como em 2021

Assim como em 2021, ano em que teve início a pandemia de Covid 19, neste ano também não será realizada a tradicional procissão. Segundo a programação da Arquidiocese do Rio, no dia 20 de janeiro, haverá uma carreata que sairá da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, na Zona Oeste, às 14h30, passando pelo Santuário de São Sebastião, na rua Haddock Lobo, e seguindo em direção à Catedral, no Centro, concluindo com missa solene, às 17h.

São Sebastião

Este Santo lutou até à morte pela lei de Deus e não temeu as ameaças do ímpios, pois se apoiava numa rocha inabalável. São Sebastião é um santo muito querido pelo povo. Embora estejamos bem distantes de suas história, pois viveu no início do século IV, mas seu exemplo continua a nos tocar profundamente. Ele não teve medo em testemunhar sua fé em Cristo, mesmo diante do terrível imperador Diocleciano. Com o martírio calaram sua voz, mas não o testemunho de amor a Jesus.

Capuchinhos a favor da vacinação

De acordo com Frei Jorge de Oliveira, reitor e pároco do Santuário Basílica de São Sebastião, algo bonito está acontecendo, que é a oportunidade da vacinação: as duas doses mais a dose de reforço. “Houve grande adesão mas ainda existem resistências à vacina”, disse à Pascom (Pastoral da Comunicação). “Nós, capuchinhos, orientamos as pessoas a se vacinarem e que elas superem esse olhar de que se trata de algo que não é sério ou que a doença não é perigosa”, diz. Para ele a realidade é que ainda existem muitos óbitos causados pela pandemia. “São perdas de pessoas importantes para todos nós, mas temos a expectativa de que tudo isso melhore cada vez mais com as vacinas”, acentua.

A mensagem do reitor: “Que cada um de nós, paroquianos, devotos, amigos, benfeitores e demais colaboradores procure se vacinar com responsabilidade e seriedade para que possamos chegar ao nível de satisfação e dizer: “puxa vida, agora estamos num momento melhor e eu contribuí para isso acontecer.”

Água benta em garrafas de água mineral

Devido à pandemia, durante todo o dia de São Sebastião não haverá distribuição de água benta em garrafas plásticas reaproveitadas como em anos anteriores, evitando-se a manipulação ao lavar, preparar e encher os vasilhames. Garrafas com água mineral estarão à venda para, caso os fiéis desejem basta que se dirijam-se aos frades para que algum abençoe o líquido. Barracas estarão oferecendo lanches.

Estacionamento

Para aqueles que forem ao Santuário Basílica de carro, é mais seguro deixá-lo no estacionamento situado à Rua Alberto de Sequeira, 29, o qual dá acesso direto à igreja.

Artigo anteriorCardeal Tempesta: São Sebastião
Próximo artigoFesta de são Sebastião terá carreata no lugar de procissão no Rio