Festa de São Sebastião terá missas, lives, bênçãos dos capuchinhos e carreata

O prefeito Eduardo Paes confirmou presença na celebração das 10h; serão 5 missas não presenciais, bênçãos dos capuchinhos das 6h às 19h e a carreata que sairá

Emilton Rocha / Pascom

SaoSebastiao1-1536x1197
Prefeito Eduardo Paes recebe a imagem de São Sebastião das mãos de Dom Orani Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro / Foto: Beth Santos (Prefeitura do Rio)

Neste dia 20 de janeiro, quarta-feira, a Festa de São Sebastião no Santuário Basílica de São Sebastião terá início às 6h, e até as 19h, com os frades capuchinhos abençoando os devotos de São Sebastião de cima de palanques montados no pátio da igreja, como aconteceu na primeira sexta-feira do ano.

Às 7h será celebrada a primeira missa e logo depois, às 10h, o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, irá presidir a Missa Solene. Como neste dia milhares de pessoas acessam a igreja para festejar o Santo Padroeiro, todas as cinco missas – 7h, 10h, 12h, 15h e 18h – serão a portas fechadas para evitar aglomerações, mas serão transmitidas pelas redes sociais: Rádio Catedral e mídias da Arquidiocese e também pelo Facebook e Youtube do Santuário. O prefeito Eduardo Paes confirmou presença na celebração das 10h.

Já visando as comemorações pelo Dia de São Sebastião, que acontece na próxima quarta-feira o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu, nesta segunda, 18, às 10h, na sede do Poder Executivo Municipal, na Cidade Nova, a imagem do padroeiro da cidade,  conduzida por Dom Orani.

A data de 20 de janeiro foi escolhida para homenagear o santo católico, considerado protetor das vítimas da fome, das pestes e da guerra. Fundador da Cidade Maravilhosa, Estácio de Sá, em 1565, decidiu homenagear o rei de Portugal Dom Sebastião, batizando-a de ”São Sebastião do Rio de Janeiro”. Dois anos depois, em 20 de janeiro, os portugueses expulsaram definitivamente os franceses do Rio de Janeiro. De acordo com a lenda, São Sebastião teria aparecido ao lado dos portugueses na batalha e, por isso, se tornou o padroeiro do município.

Ainda no dia 20, às 14h30, uma carreata em homenagem ao santo irá sair da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, passando pelo Santuário, na Tijuca, e seguindo para a Catedral Metropolitana, no centro da cidade.

A missa solene do padroeiro, na Catedral Metropolitana, será presidida por Dom Orani. Às 20h, haverá o Auto de São Sebastião, sem a presença de público, mas poderá ser acompanhado pelas mídias da Arquidiocese, seguido de live musical, às 21h, sob a responsabilidade do Vicariato Episcopal para a Cultura, que poderá ser acompanhada pela Rádio Catedral e mídias da Arquidiocese.

A PROGRAMAÇÃO

7h – Santa Missa (Celebrante: Frei Arles)

8h30 – Santo Terço

10h – Missa Solene (Presidida pelo Cardeal Orani Tempesta)

11h45 – Oração na torre + Ângelus

12h15 – Santa Missa (Celebrante: Frei Anderson)

13h30 – Terço da Misericórdia

15h – Santa Missa (Celebrante: Frei William)

18h – Santa Missa (Celebrante: Frei Dálvio)

Bênção dos Capuchinhos das 6h às 19h de cima do tablado armado no pátio.

Todas as missas serão sem público mas com transmissão pelo Facebook e Youtube

Artigo anteriorSanto do dia 18 de janeiro / SANTA MARGARIDA DA HUNGRIA
Próximo artigoSanto do dia 20 de janeiro / SÃO SEBASTIÃO