Estudo mundial revela: 89% dos brasileiros acreditam em Deus

A pesquisa ainda mostrou que, apesar de a grande maioria dos brasileiros acreditar em Deus, apenas 49% deles vão a alguma igreja regularmente

Brasileiros participam de Audiência Geral do Papa no Vaticano. / Antoine Mekary | ALETEIA

Por Aleteia

A pesquisa “Global Religion 2023” – feita pelo Instituto Ipsos em 26 países – revelou que 89% dos brasileiros acreditam em Deus (ou em um poder maior) e que essa crença os ajuda a superar crises e desafios.

Esse índice coloca o Brasil no topo do ranking dos países quando o assunto é crença em Deus. O país aparece empatado com a África do Sul. Em segundo lugar vem a Colômbia, onde 86% dos entrevistados afirmaram acreditar em Deus.

O estudo mundial também mostrou que 76% dos brasileiros dizem que seguem alguma religião. Na Índia, 99% dos participantes da pesquisa responderam que têm religião. O país foi seguido pela Tailândia (98%) e pela Malásia (94%). Do lado oposto estão a Suécia e a Holanda, com 46%, a Coreia do Sul, com 44% e o Japão com 42% da população respondendo que seguem uma religião. A média global é de 67%.

Qual religião?

A pesquisa também quis saber dos que admitiram seguir uma religião qual era ela. A maioria dos brasileiros (70%) afirmou seguir alguma religião cristã.

Entretanto, 49% dos brasileiros afirmaram visitar igrejas, templos ou outros locais de culto ao menos uma vez ao mês. A Índia, novamente, lidera com 71% essa categoria, enquanto o Japão aparece no fim da lista com apenas 5% de pessoas declarando frequentar estes locais regularmente.

Na média global, entre os entrevistados que se disseram cristãos, 26% afirmaram ser católicos.

Céu e inferno

A pesquisa também quis saber se os participantes acreditavam na existência do céu e do inferno.

Em relação à crença na existência do Paraíso, os brasileiros ficaram, juntamente com o Peru, em primeiro lugar, com 79% dos entrevistados expressando essa convicção. A África do Sul, Colômbia e Turquia ocupam o terceiro lugar, com 78%. Na outra ponta está a França, com 31% de crença no Paraíso, seguida pelo Japão, com 28%, e a Bélgica, com 22%.

Já em relação à crença na existência do inferno os brasileiros ocupam a segunda posição, com 66% dos entrevistados afirmando acreditar. A Turquia lidera o ranking, com 76%, enquanto a Tailândia fica em terceiro, com 63%. Na parte inferior da tabela está a Espanha, com 22% de crença no inferno, seguida pela Suécia, com 21%, e a Bélgica, com 16%.

Artigo anteriorDenzel Washington e o Espírito Santo: “Me senti flutuando no ar”
Próximo artigoO Brasil encanta o Papa na Audiência Geral com dança e capoeira