Estátua de Carlo Acutis entronizada na catedral argentina

A estátua do Beato Carlo Acutis foi instalada na Catedral de Nossa Senhora da Misericórdia, na Diocese de Chascomús, Argentina, em 17 de agosto de 2025. | Crédito: Foto cortesia de Monsenhor Juan Ignacio Liébana, na Catedral

“Queremos que Carlo toque o coração dos jovens argentinos e que seu testemunho seja uma semente de fé em tempos difíceis”

Por Julieta Villar / Catholic News Agency

A Diocese Argentina de Chascomús entronizou uma estátua do futuro canonizado Carlo Acutis na Catedral de Nossa Senhora da Misericórdia em 17 de agosto.

A imagem do jovem, que o Papa Leão XIV proclamará santo em 7 de setembro, tem 1,66 m de altura e foi doada pelo grupo Carlo Acutis Chascomús Argentina, uma organização sem fins lucrativos dedicada a divulgar a vida, o testemunho e a espiritualidade do futuro santo italiano.

A estátua foi entronizada durante uma missa celebrada na catedral pelo bispo diocesano, Juan Ignacio Liébana. “Queremos que Carlo toque o coração dos jovens argentinos e que seu testemunho seja uma semente de fé em tempos difíceis”, disse Lía Scardigno, promotora do projeto.

A entronização da imagem coroa uma série de entronizações de fotos de Carlo Acutis em quase 20 locais da diocese, além da basílica e do Santuário Nacional de Nossa Senhora de Luján, da sede administrativa da Universidade Católica Argentina, da Basílica do Santíssimo Sacramento em Buenos Aires, de paróquias, hospitais, casas de repouso e comunidades rurais.

Na véspera da entronização, o grupo recebeu uma saudação muito especial de Antonia Salzano, mãe de Carlo Acutis, que garantiu que a imagem “trará muitas graças e também será um sinal de esperança para vocês”.

“Todos somos chamados a ser santos”, observou ela. “É um chamado que Deus nos dá a todos, mas cumpri-lo não é fácil, mas é possível, porque o Senhor nos dá os meios por meio dos sacramentos, especialmente a Eucaristia, que é a presença mais sobrenatural que temos na terra, que é Deus conosco. Naturalmente, o caminho para o céu, como disse Carlo.”

A esse respeito, ela acrescentou: “Vocês têm a Sagrada Escritura, que é importante; vocês têm a oração e, acima de tudo, os sacramentos. Deus, por meio dos sacramentos, nos dá a graça de nos tornarmos santos e de alcançar a vitória final”, enfatizou, esperando “que este sinal seja verdadeiramente uma ajuda para vocês: um amigo que esteja com vocês para rezar, para obter a sua santificação e, acima de tudo, para ser o sal da terra, a luz do mundo, porque é isso que vocês são”.

Artigo anteriorSanto do dia 24 de agosto: São Bartolomeu, Apóstolo
Próximo artigoJesus desafia a presunção daqueles que pensam que já estão salvos, diz Leão XIV