Está confirmado: o Papa Francisco vai à Jornada Mundial da Juventude em Lisboa

Nesta 42ª viagem apostólica, o Papa fará também uma visita a Fátima

I.Media / Aleteia

A Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou, neste dia 22 de maio de 2023, que o Papa Francisco estará em Portugal de 2 a 6 de agosto de 2023, por ocasião da 37ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa.

Nesta 42ª viagem apostólica, o Papa fará também uma visita a Fátima, no dia 5 de agosto. Será a segunda vez que o Pontífice visitará o santuário mariano.

Esta será a quarta JMJ de que Francisco participará. Em 2013, ele era recém-eleito quando foi à Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. Depois, em 2016, foi à Cracóvia, e, em 2019, celebrou a 34ª Jornada Mundial da Juventude no Panamá.

Lisboa 2023

Mais de 600 mil inscritos já foram anunciados para a JMJ Lisboa 2023, que terá como tema “Maria levantou-se partiu apressadamente”.

Como em todas as jornadas, o programa publicado no site da organização prevê vários encontros com o sucessor de Pedro: uma “cerimônia de boas-vindas” no dia 3 de agosto, uma Via-Sacra no dia 4 de agosto, uma vigília de oração no dia 5 de agosto e Missa de encerramento, em 6 de agosto.

Fátima

Durante os cinco dias em Portugal, o chefe da Igreja Católica também deve passar pelo santuário de Fátima, a cerca de 120 quilômetros da capital. Ele esteve no santuário em 2017, por ocasião do centenário das aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos.

Portugal será o terceiro destino internacional do Papa Francisco em 2023, depois de uma viagem à África em fevereiro, bem como à Hungria no final de abril. Voltando de Budapeste, o Pontífice, cuja mobilidade está reduzida há mais de um ano, confidenciou aos jornalistas sobre sua saúde: “Você vê que não é como há dois anos. Com a bengala já está melhor. “Irei [para Lisboa], sim, espero conseguir ir para lá”, assegurou.

Artigo anteriorGuido Schäffer: quem foi o “anjo surfista” que teve as virtudes heroicas reconhecidas pela Santa Sé
Próximo artigoManifestação pela vida reúne milhares de pessoas na Itália