Especialistas brasileiros reconstroem o rosto de São Vicente de Paulo

Trabalho foi feito com base nas imagens do crânio do santo e envolveu pesquisadores da área da saúde e peritos forenses

Rosto reconstituído de São Vicente de Paulo / Cortesia / Cícero Moraes

Por Aleteia / Ricardo Sanches

A ideia de reconstruir o rosto de São Vicente de Paulo foi do hagiólogo José Luís Lira, que também é escritor, professor universitário e pós-doutor na área do Direito. Durante pesquisas para um artigo, ele se deparou com imagens do crânio do santo e pensou: “Por que não tentar reconstruir o rosto de São Vicente a partir daquelas imagens?”

O professor, então, conseguiu autorização para o uso das raras imagens junto à DePaul University, em Chicago, nos Estados Unidos, e da Congregação da Missão, que deu aval para o projeto.

“Em 2016 seriam os 440 anos de nascimento de São Vicente. Então, pensei na possibilidade da reconstrução facial do santo para aquele evento. Busquei então o amigo Cícero Moraes, um dos maiores especialistas em reconstrução facial e designer 3D, internacionalmente conhecido, e perguntei se aquelas imagens dariam para uma reconstrução facial”, explica Lira, que obteve resposta positiva do designer.

A reconstrução do rosto de São Vicente de Paulo

O trabalho de reconstrução do rosto de São Vicente de Paulo contou com uma equipe de dez profissionais, entre eles especialistas forenses e da área de saúde. Todos os envolvidos estão ligados a universidades, institutos médicos legais e com experiência na área.

A reconstituição da face do sacerdote francês que morreu em 1660 ficou a cargo do designer 3D Cícero Moraes, que, com a ajuda da tecnologia, já reconstituiu rostos de outros santos, entre eles Santo Antônio de Pádua e São Valentim.

“Uma vez que nós tínhamos as imagens do crânio, a gente enviou apenas as imagens para oito especialistas da área médica, de cirurgia e odontologia no campo forense. Eles foram unânimes em dizer que era um homem em idade avançada, de ancestralidade europeia e que tinha uma deficiência na região da maxila, além de uma protuberância na região da mandíbula. Utilizamos sete imagens do crânio para fazer a reconstituição no campo tridimensional”, explica Moraes.

Imagens do crânio de São Vicente de Paulo basearam a reconstituição. / Cortesia / Cícero Moraes

O resultado

Os pesquisadores acreditam que o resultado a que eles chegaram é bem compatível com a única imagem que se tem de São Vicente de Paulo até então: o desenho do pintor francês Simon François de Tours, que foi feito sem o aval do sacerdote.

“O resultado é muito compatível com a pintura clássica do santo, o que evidenciaria que se trata da mesma pessoa. Só não podemos afirmar com 100% de certeza porque não tivemos acesso aos restos mortais”, afirmou o designer.

O hagiólogo José Luís Lira destaca as características da face do santo que mais lhe chamaram a atenção:

“O olhar, o envelhecimento, pois a outra imagem não foi contemporânea à morte do santo, que se deu aos 79 anos e a reconstrução está com essa idade e características, além e principalmente, da questão da boca do santo. Seus dentes superiores eram mais pra dentro que o normal e o queixo mais avantajado. Havia uma retrusão e isso não ficou claro nas imagens anteriores. Eu fiquei muito feliz com o resultado e até refleti que Deus busca é a beleza interior, como o fez em São Vicente, em Santa Teresa de Calcutá, em Santa Dulce dos Pobres e em tantos outros santos e santas.”

Presente para os devotos de São Vicente de Paulo

Depois de mais 360 anos da morte de um dos santos mais queridos da Igreja, seus devotos agora podem contemplar uma imagem do padroeiro da caridade mais próxima da real.

O resultado do trabalho foi apresentado oficialmente aos fiéis na Catedral Nossa Senhora da Penha da França, município de Crato, CE.

“O devoto de São Vicente terá uma imagem fiel dele e poderá se emocionar ao contemplar, tantos anos depois, a face iluminada de São Vicente de Paulo. Quando uma Filha da Caridade amiga minha viu a imagem, agradeceu a mim e à equipe e disse: ‘Foi muito emocionante ver a foto do meu pai São Vicente’. Além de uma realização pessoal, manifestações como estas compensam todo o trabalho”, conclui Lira, o idealizador do trabalho.

Artigo anteriorProvíncia Nossa Senhora dos Anjos realiza no Rio a edição 2022 da Assembleia Provincial
Próximo artigoBispo de Petrópolis pede solidariedade após tempestade que deixou dezenas de mortos