Sim à vida: “Montanha Grávida” foi esculpida em 15 dias com ferramentas agrícolas
Sarah Robsdotter / Aleteia
Embora o artista Dubian Monsalve tenha concluído a grande escultura ao ar livre “Montanha Grávida” em 2012, na pequena cidade de Santo Domingo, perto de Medelim, na Colômbia, a obra demorou algum tempo para chamar a atenção do público internacional.
Monsalve, estudante universitário na época, usou apenas ferramentas agrícolas rudimentares para esculpir sua obra-prima no curto espaço de 15 dias. Ele não tirou nenhuma foto de sua escultura pronta ou fez qualquer coisa para promover seu trabalho.
De acordo com uma entrevista com Monsalve hospedada pelo canal colombiano do YouTube Teleantioquis Noticiaa, a escultura ficou famosa depois que alguém postou uma foto dela no Facebook. Recentemente, as fotos da obra voltaram a circular nas mídias sociais, com uma postagem de 4 de junho na página dos católicos australianos. De lá pra cá, a obra virou ponto turístico.
“É uma homenagem à vida”, explicou o artista à ACI Prensa. Ele explicou que a escultura “é também uma forma de homenagear as pessoas que vivem na comunidade e foram impactadas pela crise social e política em torno do tráfico de drogas na década de 1990. Foi uma forma de simbolizar todo esse processo que a gente teve que viver… Agora eu acho que tem outra esperança, apesar das dificuldades que a gente passou… As pessoas voltaram para o campo, plantaram de novo, estão habitando as casas. Então, foi como nascer de novo”, disse Monsalve.
O escultor também tocou no fato de que a escultura é uma declaração sobre suas convicções cristãs em defesa da vida. “Acredito que a vida vale tudo. Então, a Montanha Grávida também representa a mulher que dá a vida, porque a vida é sagrada desde a concepção até seu fim natural.”
Visite o Instagram de Dubian Monsalve para ver mais de suas excepcionais obras de arte.