Evento foi realizado na Praça Afonso Pena pelas paróquias da Primeira Forania do Vicariato Norte
Por Emilton Rocha / Pascom
As paróquias integrantes da Primeira Forania do Vicariato Norte – São Francisco Xavier, Nossa Senhora das Dores, São Francisco de Assis, São Joaquim, Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), Nossa Senhora da Salette e Santa Teresinha do Menino Jesus – encenaram na noite desta Quarta-Feira Santa, 28, a Via Sacra na Praça Afonso Pena, Tijuca. Uma multidão assistiu emocionada as catorze estações. Durante a apresentação, garotos que jogavam bola na quadra da praça pararam para acompanhar o desdobramento da apresentação. Segundo observadores, o número de espectadores mais que dobrou em comparação a anos anteriores. Os atores que encenaram a Via Sacra pertencem ao grupo de jovens do Santuário Nossa Senhora da Salette (Catumbi).
A emoção esteve sempre presente, especialmente nas estações onde foi relatada a condenação, os castigos, a paixão de Jesus por todos os homens e mulheres desse mundo e a morte e ressurreição do Filho de Deus.
– Uma maravilha! Uma praça que se preze tem que oferecer um espetáculo como o que assistimos, com bons atores e um grande público. Valeu a pena ter ido – disse o diretor de teatro Limachem Cherem.
A Via Sacra é uma oração que nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de Jesus, no percurso de sua Divina missão Redentora, quando de modo perfeito e heroico, demonstrou uma profunda obediência ao Pai Eterno e um infinito Amor à humanidade de todas as gerações.
O exercício da Via Sacra, como também é chamada, consiste na prática devocional religiosa na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, o percurso de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.
A programação para esta Quinta-Feira Santa é a seguinte:
9h – Santa Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos na Catedral Metropolitana.
20h – Santa Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, desnudação do Altar, translado do Santíssimo Sacramento. Adoração silenciosa; no Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos).