Em um dia como hoje, São Francisco de Assis decidiu levar uma vida de pobreza

San_Francisco_Asis_Cigoli_230218
São Francisco de Assis, pintado por Cigoli

Por David Ramos / ACI Digital

Em um dia como hoje, 24 de fevereiro, São Francisco de Assis tomou a decisão de levar uma vida de pobreza, o que com o tempo causaria a fundação das ordens franciscanas.

Era o ano de 1208 e, como recorda a Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, São Francisco, durante uma Missa naquela que hoje é a Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis (Itália), “escutou as palavras do Evangelho sobre o envio dos apóstolos e as tomou como uma mensagem enviada pessoalmente a ele”.

Tratava-se do capítulo 10 do Evangelho de Mateus, no qual o Senhor envia seus apóstolos e os instrui a não carregar “”nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, 10.nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão”.

Segundo o site franciscano, São Francisco começou assim “uma vida de extrema pobreza, dedicada aos anúncios itinerantes do Evangelho, especialmente o apelo à penitência”.

“Ele vivia do que os habitantes de Assis lhe ofereciam, a quem começou a pedir indo de porta em porta”.

Giovanni Bernardone, nome de nascimento de São Francisco, já havia começado sua conversão alguns anos antes.

“Ele não tinha a intenção de fundar nenhuma nova estrutura na Igreja e não estava procurando seguidores ou companheiros. Porém, depois de alguns meses, começaram a chegar a ele”, explica o site franciscano.

São Francisco morreu em 3 de outubro de 1226. Dois anos depois, o Papa Gregório IX o proclamou santo.

No encontro que o Papa Francisco teve com os Representantes dos Meios de Comunicação, no sábado, 16 de março de 2013, compartilhou o motivo pelo qual o Santo Padre decidiu tomar o nome de Francisco.

“E assim surgiu o nome no meu coração: Francisco de Assis. Para mim, é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e preserva a criação”, explicou depois que o Cardeal brasileiro, Claudio Hummes, lhe disse “não se esqueça dos pobres”, durante as eleições.

O Papa acrescentou que São Francisco de Assis “é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre… Ah, como eu queria uma Igreja pobre e para os pobres!”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Artigo anteriorCantalamessa: conversão significa dar um salto adiante e entrar no Reino
Próximo artigoSanto do dia 26 de fevereiro / SÃO PORFÍRIO DE GAZA