Frei Arles de Jesus, Ministro Provincial, acolheu a renovação dos votos dos frades pós-noviços
Emilton Rocha * / Fotos: Alerrandro Teófilo
“Os votos são a manifestação externa da atitude interior de entrega radical a Deus.”
Na manhã do dia 20 de novembro o Santuário Basílica de São Sebastião, integrante da Província Nossa Senhora dos Anjos – que abrange os estados do RJ, ES e Leste de MG – se rejubilou com o ‘sim’ à obediência, à pobreza e à castidade renovadas por seis frades pós-noviços, no altar de São Francisco de Assis.
Na oração da Liturgia das Horas nossos irmãos renovaram o compromisso de viver os conselhos evangélicos. São eles: Frei Otaviano Valle Salvador, Frei Rafael Fraga Kruger e Frei Vinícius de Bessa Baeta. Também renovaram seus votos até 4 de fevereiro do próximo ano, ocasião em que estarão celebrando a sua Profissão Perpétua, abraçando de forma definitiva os votos de pobreza, obediência e castidade Frei Adriano Borges de Lima, Frei Clero Gomes Abranches e Frei Thiago Lopes da Silva, os quais renovaram nas mãos de nosso Ministro Provincial Frei Arles, com presenças dos frades da fraternidade de São Sebastião, no Rio de Janeiro.
Foi um belo momento de oração em clima de agradecimento pela dedicação demonstrada nestes primeiros anos de vida religiosa e de compromisso com a continuidade da missão da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
A renovação dos votos é a confirmação de estar no caminho certo, que é o do seguimento de Jesus Cristo por meio do carisma Franciscano Capuchinho. Seguindo o apelo do Papa Francisco, de que ‘a vida consagrada nasce e renasce do encontro com Jesus assim: pobre, casto e obediente’, vivendo a vida de Irmãos Menores.
Renovar os votos é dar continuidade na plena realização da graça na vontade do Pai; é caminhar para o definitivo e para o Eterno que nos espera.
Oremos por estes irmãos, para que continuem firmes em sua caminhada vocacional com o auxílio de Deus, de Nossa Senhora dos Anjos e de nosso seráfico pai, São Francisco.
________
Com informações de Frei Anderson Teodoro Aguiar da Silva.