É pecado não acreditar na Virgindade perpétua de Maria?

Shutterstock AI

A Virgindade perpétua de Maria Santíssima é um dogma de fé; no entanto, é um mistério tão grande que cabe perguntar-se se é pecado não acreditar nele.

Mónica Muñoz / Aleteia

Recitamos no Credo, de forma breve, que “Jesus foi concebido por obra e graça do Espírito Santo” e que “nasceu da Virgem Maria”. No entanto, trata-se de um mistério tão profundo que muitos se questionam se é verdadeira a Virgindade perpétua da Mãe de Deus; e ainda mais, se cometem pecado ao não acreditar nela.

“A correta fé cristã consiste em assentir voluntariamente com Cristo em tudo o que realmente pertence ao seu ensinamento […] quando alguém restringe sua crença apenas a certos pontos da doutrina de Cristo, selecionados e modificados segundo a própria conveniência, é o que se chama heresia”.

Por isso, é preciso ter cuidado com o que negamos, porque sem querer podemos cair em heresia. No entanto, o remédio é simples: instruir-nos seriamente, para que possamos dar verdadeiro testemunho de nossa fé católica e amar mais à sempre Virgem Maria.

Do mesmo modo, devemos crer firmemente no que diz o Catecismo da Igreja Católica:

“Maria ‘foi Virgem ao conceber o seu Filho, Virgem durante a gravidez, Virgem no parto, Virgem depois do parto, Virgem sempre’ (Santo Agostinho, Sermo 186, 1): ela, com todo o seu ser, é ‘a serva do Senhor’ (Lc 1,38).”

(CIC 510)

Artigo anteriorVaticano anuncia tema para o Dia Mundial da Paz de 2026
Próximo artigoSanta Mônica: A mãe persistente de Santo Agostinho que nunca desistiu