Dom Orani é assaltado na Zona Norte do Rio e fica a pé na Avenida Brasil

Cardeal-arcebispo voltava de uma missa em Bangu quando foi atacado na Avenida Brasil, na altura de Barros Filho. O religioso já tinha sido vítima da violência da cidade pelo menos outras duas vezes.

Dom Orani Tempesta em foto de 2022 — Foto: Reprodução/TV Globo

Por Felipe Freire e Guilherme Santos, TV Globo

O cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, foi assaltado no fim da noite desta sexta-feira (12), na Zona Norte. O religioso já tinha sido vítima da violência da cidade pelo menos outras duas vezes.

O sacerdote voltava de uma missa em Bangu quando foi atacado na Avenida Brasil, na altura de Barros Filho. A TV Globo apurou que homens armados cercaram o Sorrento onde Dom Orani seguia com o motorista e ordenaram que todos descessem.

A reportagem também descobriu que o carro tinha um mecanismo de travamento, acionado pelo condutor quando o bando fugiu. Mas, até a última atualização desta reportagem, não havia a informação se o veículo havia sido recuperado.

Outros roubos

Em setembro de 2014, Dom Orani seguia do Sumaré com destino à Glória quando o carro em que estava com um fotógrafo, um seminarista e o motorista foi interceptado por três criminosos armados em Santa Teresa, na região central do Rio.

Um dos assaltantes apontou a arma para o cardeal e exigiu que todos entregassem seus pertences. Ele acabou reconhecendo Dom Orani e pediu desculpas pela ação criminosa, mas não desistiu de concluir o roubo e recolheu anel, cordão, caneta, o telefone do arcebispo e um crucifixo de prata dado de presente pelo Papa Francisco — além do equipamento do fotógrafo.

Durante a fuga, os assaltantes abandonaram a maioria dos objetos roubados, que foram recuperados pela polícia. Mas o crucifixo não foi encontrado.

Em julho de 2015, o ataque foi em Quintino, na Zona Norte do Rio. O cardeal voltava de uma missa em Campo Grande, na Zona Oeste, com o motorista e um casal de amigos quando foi surpreendido por quatro criminosos armados no Viaduto de Quintino. Desta vez, o carro foi levado. Toda a ação foi filmada por uma testemunha.

Nota da Arquidiocese do Rio de Janeiro 

Na noite de ontem, 12/05/2023, por volta das 22h30, ao retornar do Terço pela paz em Bangú, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, sofreu um assalto na Avenida Brasil, na altura de Barros Filho, sentido Centro da cidade.

Foram levados os celulares do arcebispo e do motorista, anel episcopal, paramentos (roupas de missa), báculo (cajado), livros, relógios e o próprio carro.

Dom Orani e o Motorista, foram socorridos por um casal que passava pela avenida e os levaram até a residência do arcebispo. Além disso emprestaram o telefone celular, para que Dom Orani ligasse para casa. Tanto o arcebispo, quanto o Motorista, não sofreram nenhum ferimento.

Dom Orani está seguindo normalmente com sua agenda.

Atenciosamente,

Padre Arnaldo Rodrigues

Assessoria de imprensa

(21) 96741-8682

Artigo anteriorO belo monumento brasileiro a Nossa Senhora de Fátima que muitos não conhecem
Próximo artigoSanto franciscano do dia 14 de maio: São Crispim de Viterbo