“Diz-me como comes e eu te direi que alma tens”, diz o papa Francisco ao falar sobre a gula

“Quando uma pessoa tem um relacionamento desordenado com a comida, come apressadamente, como com vontade de se saciar, mas nunca se sacia: é escrava da comida”

Uma família dando um bolbo de aniversário ao papa Francisco. / Imagem de arquivo (Vatican News)

Almudena Martínez-Bordiú / ACI Digital

Na Audiência Geral de hoje (10), o papa Francisco exortou as pessoas a seguirem o caminho da sobriedade e alertou sobre o perigo da gula, um vício “que está destruindo o planeta”.

Da Sala Paulo VI do Vaticano, Francisco continuou o seu ciclo de catequeses sobre “vícios e virtudes” e refletiu sobre o pecado da gula.

O papa Francisco citou as bodas de Caná, onde Jesus fez o seu primeiro milagre, revelando a sua simpatia “pelas alegrias humanas, se preocupa para que a festa termine bem e dá aos noivos uma grande quantidade de um vinho muito bom”.

Ele disse que o comportamento de Jesus “causa escândalo para alguns, porque Ele não só é benevolente para com os pecadores, mas até come com eles; e este gesto demonstrou o seu desejo de comunhão com pessoas que todos rejeitavam”.

“Jesus afirma um novo princípio: os convidados do casamento não podem jejuar quando o noivo está com eles. Jesus quer que sejamos alegres na sua companhia; Ele é como o esposo da Igreja, mas também quer que participemos dos seus sofrimentos, que são também os sofrimentos dos pequenos e dos pobres”, disse,

Segundo o papa, Jesus não faz uma distinção entre alimentos “puros e impuros”, mas explica que não se trata do alimento em si, mas da relação que temos com ele.

Como exemplo, ele disse que “quando uma pessoa tem um relacionamento desordenado com a comida, come apressadamente, como com vontade de se saciar, mas nunca se sacia: é escrava da comida”.

O papa Francisco lembrou também que Jesus valoriza a comida e também a sociedade, “onde se manifestam muitos desequilíbrios e muitas patologias”.

“Comemos demasiado, ou demasiado pouco. Muitas vezes comemos sozinhos. Os distúrbios alimentares estão a espalhar-se: anorexia, bulimia, obesidade… E a medicina e a psicologia tentam resolver a má relação com a comida, que é a raiz de muitas doenças. Uma má relação com a alimentação provoca todas estas doenças, todas elas”, lamentou o papa.

Para o papa, são doenças, “muitas vezes muito dolorosas, relacionadas sobretudo com tormentos da psique e da alma, existe uma relação entre o desequilíbrio psicológico e a forma de comer”.

“Diz-me como comes e eu te direi que alma tens”

Por isso, disse que “a comida é a manifestação de algo interior: a predisposição ao equilíbrio ou ao excesso; a capacidade de agradecer ou a pretensão arrogante de autonomia; a empatia de quem sabe compartilhar a comida com quem precisa, ou o egoísmo de quem acumula tudo para si”.

“Esta é uma questão muito importante: Diz-me como comes e eu te direi que alma tens. Na forma como comemos, revelam-se o nosso interior, os nossos costumes e as nossas atitudes psíquicas”, disse.

O papa Francisco referiu-se à gula como “a loucura do ventre” e lembrou que “é preciso comer para viver e não viver para comer”.

A gula, disse, “é um vício enxertado em uma de nossas necessidades vitais, como a alimentação”.

O vício mais perigoso

Do ponto de vista social, segundo o papa, “a gula é talvez o vício mais perigoso que está acabando com o planeta. Porque o pecado de quem cede a um pedaço de bolo, afinal, não causa grandes danos, mas a voracidade com que nos desatamos, há alguns séculos, pelos bens do planeta, está comprometendo o futuro de todos”.

“Nós nos apoderamos de tudo, para nos tornarmos donos de tudo, enquanto tudo foi entregue para nossa custódia, não para a exploração”, disse.

Segundo o papa Francisco, o grande pecado é “a fúria do ventre: renunciamos ao nome de homens, para assumir outro, ‘consumidores’”.

“Nem mesmo percebemos que alguém começou a nos chamar assim. Fomos feitos para ser homens e mulheres ‘eucarísticos’, capazes de agradecer, discretos no uso da terra, mas o perigo é nos tornarmos predadores, e atualmente estamos nos dando conta de que essa forma de gula tem causado muitos danos ao mundo”.

Por fim, convidou os fiéis a pedir ao Senhor “que nos ajude no caminho da sobriedade” para que todas as formas de gula “não tomem conta do nosso modo de vida”.

Artigo anterior5 coisas que talvez não se saiba sobre o Batismo católico
Próximo artigoSanto do dia 11 de janeiro: São Tomás de Cori