O grande evento vai acontecer de 1º a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal. Durante esses dias, os jovens peregrinos de todo o mundo serão acolhidos nas dioceses de Lisboa, Setúbal e Santarém

Por ACI Digital
Amanhã (25), solenidade da Anunciação do Senhor, algumas dioceses portuguesas vão se unir para fazer uma vigília de oração pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. A iniciativa da Vigília JMJ partiu do Comitê Organizador Local (COL) e foi acolhida pelas dioceses.
A JMJ vai acontecer de 1º a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal. Durante esses dias, os jovens peregrinos de todo o mundo serão acolhidos nas dioceses de Lisboa, Setúbal e Santarém. Essas três, então, decidiram se unir para a vigília de amanhã. O objetivo é “criar comunhão entre os três COD (Comitê Organizador Diocesano) e preparar na oração a chegada dos peregrinos”, disseram os organizadores.
A vigília das dioceses de acolhimento vai acontecer a partir das 21h30, no Mosteiro do Jerónimos, em Belém. Trata-se, segundo os organizadores, de um local “significativo para a JMJ Lisboa 2023 porque de 01 a 06 de agosto de 2023, ali perto, estará a Cidade da Alegria – a feira vocacional e o parque do perdão”.
As dioceses de Vila Real, Braga, Porto e Bragança-Miranda também farão juntas a Vigília JMJ. Será no santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, às 21h. Mas, para quem não puder se deslocar até o local, haverá vigílias nos oito arciprestados da diocese de Vila Real.
Outras dioceses que se unirão para rezar juntas pela jornada são as de Évora, Beja e Algarve. A vigília será começará às 21 na Sé de Beja. Mas, durante o dia haverá outras atividades, a partir das 16h, no seminário de Beja.
Na diocese de Portalegre-Castelo Branco, a vigília será a partir das 21h, na igreja de São Lourenço.
Em Leiria-Fátima, o momento de oração acontecerá no santuário de Fátima, onde já estará acontecendo a peregrinação diocesana. A vigília começará às 21h30 com a oração do terço e a procissão das velas, na capelinha das aparições, e continuará na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Na diocese da Guarda, a vigília acontecerá em diferentes lugares: a Sé da Guarda, na igreja de Paços da Serra e na igreja Colmeal da Torre. Além disso, haverá uma vigília no domingo (26), a partir das 17h30, na igreja de São Pedro, em Trancoso.
No Funchal, a vigília será no seminário diocesano, às 20h30. Em Lamego, acontecerá na Tabouaço. Em Viseu, será na capela do Instituto Jesus, Maria e José e também em diversas paróquias.