Dia Mundial de Oração com o Santo Rosário acontecerá em 7 de outubro

Foto: World Rosary Day

Igrejas do mundo inteiro estarão em comunhão para recitarem o Rosário durante 24 horas de oração para o Ano Santo de 2025

Da Redação, com Vatican News*

Atendendo ao pedido do Papa Francisco para o Jubileu de 2025, o “Word Rosary Day” será um dia de oração mundial centrado no Santo Rosário. A iniciativa é um convite dirigido aos Santuários, Congregações Marianas, Paróquias e a todos os fiéis em geral, de todo o mundo, para recitar a oração dirigida à Virgem Maria às 19 horas, cada um em seu próprio fuso horário, no dia 7 de outubro.

Em carta endereçada ao Arcebispo Rino Fisichella, o Santo Padre expressou seu desejo de “dedicar o ano que precede o evento jubilar, que será aberto em dezembro de 2024, a uma grande ‘sinfonia’ de oração”, pedindo à “Virgem Maria para que acompanhe a Igreja no caminho de preparação para o evento de graça que é o Jubileu”. A iniciativa do “Word Rosary Day” foi do Fórum Pan-Europeu das Confrarias – um movimento europeu de confrarias lançado em 2020.

Será a primeira vez na história em que todas as confrarias se unirão para uma oração universal com uma única intenção: interceder pelos frutos espirituais do Jubileu da Esperança, com a ajuda da Mater Spei (Mãe da Esperança). Só na Europa existem 28 mil confrarias diocesanas.

A Ordem Dominicana, como promotora do Santo Rosário e autoridade da qual dependem as Confrarias do Santo Rosário, associou-se ao evento e também as Confrarias do Escapulário, ligadas à Ordem Carmelita.

Programação

O primeiro Rosário será recitado às 19 horas do dia 7 de outubro na Nova Zelândia, na paróquia mariana em território maori Pukekaraka, Ōtaki, Aotearoa, onde o Padre Phil Cody SM rezará o Rosário na língua maori com os seus paroquianos.

Em Roma, já está confirmada a oração do Rosário, às 19 horas (hora italiana) na Basílica Papal de Santa Maria Maior, na capela da Salus Populi Romani, que será dirigida pelo Arcebispo Rolandas Makrickas.

Começando pelo Oriente, esta iniciativa prosseguirá para o Ocidente até completar todo o perímetro da Terra.

Como participar

Para facilitar a realização deste grande evento mundial de oração, o Fórum criou um website especial: www.worldrosaryday.com, no qual cada comunidade ou associação pode registrar sua participação. E através do qual também poderão receber atualizações e notícias úteis.

As grandes associações nacionais de confrarias que pertencem ao Fórum, como é o caso da Confederação das Confrarias das Dioceses de Itália, que tutela 3.300 confrarias, e algumas grandes associações regionais, como a União das Confrarias da Diocese de Lugano (UCDL), com cerca de sessenta confrarias, já aderiram ao evento.

Os santuários, as confrarias, as ordens religiosas, as paróquias e os grupos de oração que o desejem são também convidados a inscrever-se e a participar.

*Por Canção Nova

Artigo anteriorSanto do dia 4 de junho: São Francisco Caracciolo