Desfile Cívico em Santa Teresa (ES) celebra a História e a Cultura dos 150 anos de Imigração Italiana

A ala da igreja foi uma das mais emocionantes, contando com a presença do ministro provincial frei Arles Dias de Jesus, do diretor-geral da ESFA, frei Edcarlos Mário Hoffman, e outros frades da casa e da região do Espírito Santo.

Por Frei Anderson Teodoro Aguiar da Silva

No dia 26 de junho, a partir das 9 horas da manhã, a cidade de Santa Teresa foi palco de um grandioso desfile cívico, com mais de três mil integrantes, marcando um momento significativo para a primeira cidade de colonização italiana no Brasil.

Fotos: ESFA

História de Santa Teresa

Santa Teresa, localizada no estado do Espírito Santo, é reconhecida como a primeira cidade de colonização de imigrantes italianos no Brasil. Fundada em 1874, a cidade teve sua origem a partir da chegada de imigrantes italianos, que buscavam uma nova vida e oportunidades no país. Esses pioneiros enfrentaram diversas adversidades, mas com trabalho árduo e perseverança, conseguiram estabelecer uma comunidade próspera e culturalmente rica.

Com o passar dos anos, Santa Teresa desenvolveu-se economicamente através da agricultura e da produção de vinho, mantendo vivas as tradições e a cultura trazidas pelos imigrantes. Hoje, a cidade é um símbolo da herança italiana no Brasil, celebrada através de eventos culturais, festas e, claro, o desfile cívico que ocorreu neste dia especial.

A História da ESFA

A Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA) também tem uma longa e significativa história em Santa Teresa. Fundada pelos freis Capuchinhos, a ESFA tem desempenhado um papel crucial na educação e formação de profissionais na região. Com 123 anos de existência, a instituição é um pilar de excelência acadêmica, oferecendo cursos diversos e contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da comunidade.

O Desfile

O desfile cívico deste ano contou com várias alas, cada uma representando aspectos importantes da história e cultura de Santa Teresa. Entre as alas, destacou-se a do trem que veio de Gênova, simbolizando a chegada dos imigrantes italianos. Outra ala importante foi a do Barco La Sofia, que trouxe os primeiros imigrantes os quais encontrariam um local de acolhimento em Santa Teresa para todos os outros que chegariam depois.

A ala da igreja foi uma das mais emocionantes, contando com a presença do ministro provincial frei Arles Dias de Jesus, do diretor-geral da ESFA, Frei Edcarlos Mário Hoffman além de outros frades da casa e da região do Espírito Santo. As Irmãs de Santa Catarina e as crianças das escolas locais, vestidas de frades e irmãs, também participaram encantando o público presente.

Os cursos e colaboradores da ESFA marcaram presença junto com todas as pastorais, movimentos e comunidades da paróquia, formando a maior ala do desfile e destacando a união e o espírito comunitário da cidade.

Neste ano, Santa Teresa comemora 150 anos de história e a ESFA celebra seus 123 anos de fundação. Essas datas significativas foram festejadas com alegria e orgulho durante o desfile, que reafirmou os valores e a rica herança cultural que fazem de Santa Teresa uma cidade única no Brasil.

A celebração foi um verdadeiro sucesso, deixando uma marca indelével nos corações de todos os presentes e reforçando os laços históricos e culturais que unem a comunidade.

Artigo anteriorSantos do dia 29 de junho: São Pedro e São Paulo
Próximo artigoSanto do dia 30 de junho: Santos primeiros mártires da Igreja Romana