Pastoral Familiar prepara casais para o Sacramento do Matrimônio

Entrega de certificados e palavras de estímulo marcaram a despedida do Curso de Noivos

Domingo, 15 de maio, Dia de Pentecostes, a Pastoral Familiar do Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos ministrou o Curso de Noivos para 24 casais, em um dia inteiro de aprendizagem sobre a vida matrimonial. Os temas principais foram: Paternidade responsável e sexualidade humana; Igreja Doméstica; Aspectos e Jurídicos e Canônicos do Matrimônio.

IMG-20160515-WA0008

O Matrimônio foi instituído por Deus quando criou o homem e a mulher. Jesus Cristo o elevou à dignidade de Sacramento, que dá aos esposos uma graça especial para serem fiéis um ao outro e santificar-se na vida matrimonial e familiar. Não é apenas um ato social, mas um momento único de celebração da fé.

A preparação foi encerrada na missa das 19h30, no mesmo dia, com a participação dos noivos na Liturgia. Os casais foram carinhosamente recebidos pela comunidade presente à Basílica. Ao término da missa, uma pequena cerimônia com entrega de certificados e palavras de estímulo marcaram a despedida do pessoal da Pastoral Familiar, organizadora do curso, com promessa de breve reencontro nas missas e em outras atividades da Basílica. Está em estudo a realização de novo curso no segundo semestre deste ano.

O Curso de Noivos foi instituído pela Igreja para auxiliar o casal na preparação para o recebimento do Sacramento do Matrimônio e tem como objetivos: Acolher e partilhar com os casais a importância de Deus por meio do Sacramento do Matrimônio e a construção de uma família cristã; Ajudar os noivos a entenderem o significado do amor conjugal cristão; Levá-los a refletir sobre o seu relacionamento pessoal e buscar um melhor conhecimento do outro e de si mesmos; Despertá-los para a importância do diálogo na vida conjugal; Ajudá-los a compreender o significado do Sacramento do Matrimônio e suas consequências para a vida conjugal: fidelidade, indissolubilidade e fecundidade.

O Curso é requisito obrigatório para todos os noivos que vão casar-se na Igreja Católica e não deve ser deixado para a última hora.

Por: Emilton Rocha / Foto: Hugo Antunes

Artigo anteriorPapa em Pentecostes: filiação divina é nossa vocação, nosso DNA
Próximo artigoGoverno bloqueia site e telefones da Caritas na Venezuela