Você sabe, por exemplo, por que o padre beija o altar no início da missa?
Jeffrey Bruno | Aleteia / Philip Kosloski
Durante a missa, o sacerdote faz muitos movimentos de corpo. E esses gestos do padre têm significados especiais e que dizem muito sobre nossa fé.
Abaixo estão cinco gestos e uma breve explicação sobre os seus significados. Você pode clicar nos links para ler mais sobre os assuntos.
1 – Por que o padre beija o altar na missa?
Beijar o altar pode ser visto como uma homenagem ao papel especial que este item tem na liturgia e à consagração feita pelo bispo.
2 – Por que o padre faz a genuflexão?
O ato da genuflexão vem da etiqueta das antigas cortes e era feito na presença de um rei ou nobre medieval. Trata-se de um sinal de respeito e também uma promessa de serviço.
3 – Por que o padre coloca um pedaço de hóstia no cálice?
Trata-se de uma forma concreta de lembrar que que o sacerdote estava unido ao papa e aos bispos cada vez que celebra a missa.
4 – Por que o padre faz uma procissão ao começar a missa?
A procissão de entrada era chamada de “procissão penitencial” e tida como uma forma de preparar o coração daqueles que deveriam participar da missa. O ato físico de se deslocar de um lugar para outro dava aos fiéis a ideia de sair do mundo e entrar em algo muito solene e comovente.
5 – Por que o padre faz algumas orações em voz baixa na missa?
O homem sempre se sentiu pecador diante de Deus e essas orações dão testemunho da súplica do celebrante para que o Senhor acolha sua indignidade e perdoe seus pecados. É significativa a apologia inicial ao pé do altar, com a recíproca confissão entre o celebrante e os ministros antes do início da celebração.