Crianças do Colégio Maria Rythe recebem a Primeira Eucaristia em tarde de emoção

“Fazer a Primeira Comunhão significa querer estar cada dia mais unido a Jesus, crescer na amizade com Ele e desejar que também os outros possam gozar da alegria que Jesus nos quer dar” (Papa Francisco)

Emilton Rocha / Fotos: Angela Zolhof

Após dois anos de preparação, 45 crianças do Colégio Maria Rythe, na Tijuca, foram apresentadas ao Altar do Senhor neste sábado, 4 de dezembro, no seu encontro inicial com Jesus para a sua Primeira Eucaristia – ou Primeira Comunhão. No decorrer desse tempo, em que os ensinamentos foram ministrados, os jovens foram conhecendo e se aprofundando na experiência cristã e, principalmente na vivência comunitária, descobrindo o que significa a comunhão. A celebração foi realizada por Frei Jorge de Oliveira, reitor do Santuário Basílica de São Sebastião.

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no qual é celebrada a primeira vez que a criança cristã irá receber o Corpo e o Sangue de Cristo (sob a forma de pão e vinho). Trata-se de um dos Sacramentos da Igreja – assim como o Batismo – no qual é representado “o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso”.

“Fazer a Primeira Comunhão significa querer estar cada dia mais unido a Jesus, crescer na amizade com Ele e desejar que também os outros possam gozar da alegria que Jesus nos quer dar”, já disse o Papa Francisco. Para o Pontífice, “fazer a Primeira Comunhão significa querer estar cada dia mais unido a Jesus, crescer na amizade com Ele e desejar que também os outros possam gozar da alegria que Jesus nos quer dar”.

A hóstia é representada neste rito religioso como o pão. Mas uma curiosidade que poucos sabem é que esta é feita a partir de um pão sem fermento, produzido com água e farinha de trigo, sem a adição de fermento ou sal. A produção da hóstia, que será consagrada pelo sacerdote, ainda é feita de forma artesanal em algumas localidades.

Para se preparar para a Primeira Eucaristia, a criança cristã deve aprender e compreender alguns dos princípios da Igreja, tais como os 10 Mandamentos, como acontece uma Celebração Religiosa (Missa), as principais Orações, os Mandamentos da Igreja e os 7 Sacramentos. Este aprendizado é normalmente adquirido por meio da Catequese – considerado um curso religioso – ou na própria escola, quando este tem na sua base o Ensino Religioso.

Para poder participar, o catequizando deve antes fazer a confissão dos seus pecados (de forma singular) ao Padre da Igreja em que será comungado. A escolha da Igreja é de acordo com a preferência da família, ou seja, aquela que já estão habituados a frequentar. O costume diz que, sempre que pecar deve confessar primeiros os seus pecados, para então poder receber a Sagrada Eucaristia.

Clique em cana miniatura para ampliar.

Artigo anteriorHoje é celebrado o segundo domingo do Advento
Próximo artigoBasílica realizará mutirão de confissões nesta quinta-feira, 9, em preparação para o Natal