Conheça os três títulos de Nossa Senhora Aparecida

Thiago Leon

Ao longo de mais de três séculos de devoção, Nossa Senhora da Conceição Aparecida recebeu três importantes títulos, dois eclesiásticos e um civil, que reconhecem sua relevância espiritual e cultural para o Brasil: Rainha, Padroeira do Brasil e Generalíssima do Exército Brasileiro.

Por Laís Silva / A12 Redação

Por todos os cantos do país, Nossa Senhora Aparecida é conhecida como a Padroeira do Brasil, e é venerada e amada por milhões de fiéis. Desde o encontro da imagem, em 1717, sua devoção se expandiu e, ao longo dos anos, Ela ganhou alguns títulos.

Cada título atribuído a Nossa Senhora Aparecida revela uma característica da relação de fé de seus devotos para com Ela.

Você conhece esses títulos?

Ao longo de mais de três séculos de devoção, Nossa Senhora da Conceição Aparecida recebeu três importantes títulos, dois eclesiásticos e um civil, que reconhecem sua relevância espiritual e cultural para o Brasil: Rainha, Padroeira do Brasil e Generalíssima do Exército Brasileiro.

Vamos conhecer um pouco de como esses títulos foram dados.

Rainha do Brasil

sidneydealmeida/ Adobe Stock

Em 8 de setembro de 1904, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi solenemente coroada como Rainha do Brasil. O pedido para a cerimônia foi feito em 1903 pelo Bispo de São Paulo, Dom José de Camargo Barros, e autorizado pelo Papa São Pio X.

A coroa utilizada, adornada com brilhantes e pesando 300 gramas, foi doada pela Princesa Isabel, que havia visitado Aparecida em duas ocasiões, como forma de agradecimento por graças recebidas, entre elas, a maternidade.

O evento, realizado em praça pública, foi eternizado nas palavras de Mons. José Marcondes Homem de Mello: “A Virgem Aparecida estava coroada; nós todos acabávamos de presenciar a Coroação; éramos, pois, felizes.”

Padroeira do Brasil

Braulio Couto/ AdobeStock

Em 1929, durante o Congresso Mariano em Aparecida, surgiu o desejo de elevar Nossa Senhora da Conceição Aparecida, já reconhecida como Rainha, ao título de Padroeira do Brasil. O pedido foi formalizado pelo Cardeal Dom Sebastião Leme e acolhido pelo Papa Pio XI em 1930, que a declarou oficialmente como Padroeira do país.

A proclamação solene ocorreu em 31 de maio de 1931, no Rio de Janeiro, reunindo cerca de um milhão de fiéis e autoridades, incluindo o presidente Getúlio Vargas. Pela primeira vez, a imagem original saiu de Aparecida, sendo transportada em um vagão especial até a capital.

A cerimônia, marcada por profunda devoção, teve como ponto alto o discurso emocionado do Cardeal Leme, que consagrou o país à Virgem.

“Senhora Aparecida, o Brasil é vosso! Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente! (…) Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, o Brasil em vós confia! Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama! Salve, Rainha!”

Em 1980, esse reconhecimento foi consolidado com a instituição do feriado nacional em 12 de outubro.

Generalíssima do Exército

Exército / Reprodução

Em 1967, o título de Generalíssima do Exército Brasileiro foi concedido a Nossa Senhora Aparecida. A honraria foi atribuída durante as comemorações dos 250 anos do encontro da imagem da santa no rio Paraíba do Sul, simbolizando a devoção nacional à Padroeira do Brasil.

O termo “Generalíssimo”, tradicionalmente reservado aos mais altos cargos militares masculinos, foi adaptado para reconhecer a importância espiritual e cultural de Nossa Senhora Aparecida, elevando-a ao posto máximo das Forças Armadas em caráter simbólico.

O título foi oficialmente outorgado pelo então presidente, Marechal Arthur da Costa e Silva, numa cerimônia solene em Aparecida.

:: Participe da Novena e Festa da Padroeira do Brasil

Artigo anteriorSanto do dia 28 de agosto: Santo Agostinho
Próximo artigoPrimeira paróquia a celebrar Carlo Acutis em Portugal prepara-se para a canonização