Condição do Papa Francisco ‘continua complexa’ na Quarta-feira de Cinzas

Uma estátua de São João Paulo II fica do lado de fora do Hospital Gemelli, em Roma. | Crédito: Daniel Ibañez/CNA

O Papa Francisco foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, na sexta-feira, 14 de fevereiro, para passar por exames e tratamento de bronquite. Acompanhe aqui as últimas notícias sobre sua saúde e hospitalização:

Papa continua tratamento na Quarta-feira de Cinzas, condição ‘continua complexa’

O Papa Francisco teve uma noite tranquila no Hospital Gemelli, em Roma, onde recebeu tratamento para pneumonia bilateral, de acordo com uma atualização da Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã de quarta-feira.

“O papa descansou bem durante a noite e acordou pouco depois das 8h desta manhã”, afirma o Vaticano.

A pneumonia persistente do pontífice apresenta desafios enquanto ele continua a terapia respiratória e o tratamento com oxigênio de alto fluxo. Autoridades do Vaticano relatam que, embora a situação do papa pareça estável, sua condição clínica geral “continua complexa”.

Conforme anunciado anteriormente, o Santo Padre retoma a ventilação mecânica não invasiva durante a noite, conforme planejado. Apesar do tratamento contínuo, os médicos observam que os sinais vitais do papa, incluindo valores cardíacos, renais e sanguíneos, permanecem estáveis.

Devido à hospitalização do Papa Francisco, o Cardeal Angelo De Donatis, o penitenciário-mor, presidirá a liturgia da Quarta-feira de Cinzas na Basílica de Santa Sabina, em Roma. O tradicional serviço “estacional” em Sant’Anselmo, no Monte Aventino, seguido pela procissão penitencial, começará às 16h30.

A oração do santo terço pela saúde do papa será conduzida pelo Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, às 21h na Praça de São Pedro.

Os boletins médicos do Vaticano fornecem atualizações diárias sobre a condição do papa desde sua admissão no Hospital Gemelli. A atualização da noite de terça-feira observou que o papa permaneceu “alerta, cooperativo com as terapias e orientado” durante todo o dia, alternando entre períodos de oração e descanso.

Artigo anteriorPapa Francisco envia mensagem para a Campanha da Fraternidade: “louvo o esforço em propor o tema da ecologia”
Próximo artigoPapa Francisco pede aos cristãos que comecem a Quaresma ‘cheios de esperança’ nas pegadas de Jesus Cristo