CNBB divulga nota de pesar pelo falecimento de dom João Alves dos Santos

Dom-João-Alves-dos-Santos1

CNBB emite nota de pesar pelo falecimento

de dom João Alves dos Santos

Foi divulgada na tarde da última quinta-feira, 9, a nota de pesar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo falecimento do bispo de Paranaguá (PR) e referencial da Pastoral Afro-Brasileira, dom João Alves dos Santos. No texto, assinado pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da entidade, dom Leonardo Ulrich Steiner, é manifestada solidariedade aos familiares, ao povo da diocese paranaense e aos agentes da Pastoral Afro-Brasileira, da qual esteve à frente durante sete anos. “Seu lema, ‘Como aquele que serve’, recorda o lema da Campanha da Fraternidade de 2015, ‘Eu vim para servir’ (cf. Mc 10, 45), e sintetiza a vivência de sua missão em Paranaguá e com as Pastorais que conduziu”, sugere o texto.

Leia a nota na íntegra:

Brasília-DF, 9 de abril de 2015

Nota de pesar pelo falecimento de dom João Alves dos Santos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de dom João Alves dos Santos, bispo de Paranaguá (PR) e referencial da Pastoral Afro-Brasileira, aos 58 anos, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, dia 09 de abril de 2015, no Hospital Santa Catarina, em São Paulo.

Da Ordem dos Franciscanos Capuchinhos, dom João atuou como sacerdote da arquidiocese de Campinas (SP) nas funções de vigário paroquial, superior da comunidade local, promotor e definidor vocacional, além de formador e professor na província da congregação.

Sua trajetória episcopal, iniciada em 2006, já em Paranaguá, foi marcada pelo trabalho junto às Pastorais Sociais. Na CNBB, estava à frente da Pastoral Afro-Brasileira há sete anos, período em que acompanhou e incentivou a articulação dos agentes diante dos desafios da inculturação e da inserção social dos brasileiros de descendência africana. No Regional Sul 2 da Conferência, era referencial da Pastoral Carcerária.

Seu lema, “Como aquele que serve”, recorda o lema da Campanha da Fraternidade de 2015, “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), e sintetiza a vivência de sua missão em Paranaguá e com as Pastorais que conduziu.

Manifestamos nossa solidariedade, unindo-nos fraternalmente aos familiares de dom João Alves dos Santos, ao povo da Igreja Particular de Paranaguá, aos agentes e animadores da Pastoral Afro-Brasileira e à Comissão Episcopal para a Caridade, a Justiça e a Paz à qual a Pastoral Afro está vinculada.

Nessa quinta-feira da oitava da Páscoa, renovamos nossa profissão de fé em Jesus Cristo morto e ressuscitado e reafirmamos: “Cremos na ressurreição dos mortos e na vida eterna. Amém!”

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília