Celebração eucarística abre o 86° Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Roma

Fotos: Divulgação

Na manhã de 26 de agosto, o trabalho do Capítulo Geral 2024 começou oficialmente com a agenda estabelecida pelo Conselho Geral durante seus preparativos. O programa começou com uma  celebração eucarística, seguida de uma invocação do Espírito Santo e uma procissão para a Aula Magna,  onde o Ministro Geral anunciou oficialmente a abertura do 86º Capítulo Geral.

A celebração eucarística,  transmitida  pelo canal do Capítulo no  YouTube, foi celebrada pelo Bispo Paolo Martinelli, Vigário Apostólico da Arábia do Sul, e concelebrada pelo Ministro Geral, Irmão Roberto Genuin, o Vigário Geral, Irmão José Ángel Torres Rivera, e todos os Conselheiros Gerais.

Em sua ampla e rica homilia, o Bispo Paul enfatizou a importância do Capítulo Geral como um “sinal e instrumento de unidade e solidariedade” da Ordem e chamou os frades “à unidade que nos torna, antes de tudo, mendicantes do Espírito Santo”. Citando o Papa Francisco, que qualifica nossos tempos como  “tempos de mudança e não apenas tempos de mudança”,  Martinelli exortou os capitulares “a enfrentar a realidade como ela se apresenta, quer gostemos ou não”. Então ele acrescentou:  “os tempos mudam, e devemos reconhecer que muitas vezes não sabemos como nos encaixar nos novos cenários; podemos sonhar com as cebolas do Egito, esquecendo que a Terra Prometida está na frente, não atrás, e nessa nostalgia por tempos passados ​​estamos nos petrificando, estamos nos mumificando. Isso não é uma coisa boa.”

Da mesma forma, citando o Papa Francisco novamente, ele alertou contra a busca de mudanças como um caminho para bajular as modas do momento, arriscando a mundanidade: a Igreja  “é jovem quando é ela mesma. É jovem quando é capaz de retornar continuamente à sua fonte.” Ele continuou reconhecendo a importância de chamar a atenção para a  evangelização das culturas  e a  inculturação do Evangelho e do carisma  (e é isso que fazemos), mas mais especificamente chamou a atenção para  a necessidade de promover a interculturalidade do Evangelho e do carisma.

Tomando dicas de sua experiência como bispo no contexto multicultural da Arábia, o Bispo Paul concluiu sua homilia lembrando aos irmãos que “a vida religiosa e a Igreja devem ser profecias da polifonia da fé para todos os povos. Caminhar juntos, sinodalidade, é realizado somente quando temos a coragem de acomodar as diferenças entre nós.”

Alimentados pela Eucaristia e após uma breve pausa, os irmãos retornaram mais uma vez à bela capela do Colégio, onde cantaram em uníssono o hino Veni Creator Spiritus, e o Ministro Geral rezou ao Senhor para que  “o 86º Capítulo Geral dê frutos segundo o projeto de Deus”,  ciente de que  “se o Senhor não constrói a casa, em vão trabalham os construtores”.

Com esta oração e como irmãos e peregrinos do amor, os capitulares, liderados pelo Ministro Geral, saíram da capela em procissão em direção à Aula Magna, local onde serão realizadas as principais sessões do Capítulo a partir de agora. Alguns símbolos da nossa fé (velas, cruz, incenso e o Livro dos Evangelhos) acompanharam este momento de procissão e recitação da Ladainha dos Santos. Com a entrada na Aula Magna, o Ministro Geral declarou aberto o Capítulo Geral de 2024.

Poucos minutos depois, já no final da manhã, o Ministro Geral convidou o Cardeal Raniero Cantalamessa para proferir sua conferência, conforme programado; o pregador comentou sobre a centralidade de Cristo para nossas vidas:  “Cristo ontem, hoje e sempre ”.

Assista ao vídeo da abertura

Fonte: Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Artigo anteriorSanto do dia 27 de agosto: Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho