Cartaz do Círio de Nazaré 2023 é divulgado

Cartaz do Círio 2023: serão impressos, neste ano, 900 mil exemplares, aproximadamente. / Divulgação: Selo Oficial do Círio.

O cartaz do Círio 2023, um dos principais e mais tradicionais símbolos da Festividade de Nazaré, foi apresentado aos fiéis na noite de quinta-feira do último dia 31, na Basílica Santuário de Nazaré. A princípio, o cartaz seria exibido na Praça Santuário, mas, em razão da forte chuva que atingiu Belém naquela noite, a arte foi apresentada primeiramente nas dependências da igreja, à multidão de devotos que lotaram a Basílica. Rica em elementos, a peça referencia diretamente o simbolismo do tema do Círio deste ano: “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”’.

O cartaz é criação da Mendes Comunicação, agência voluntária do Círio desde o ano de 1991. A fotografia da Imagem Peregrina é de Soraya Montanheiro. A ilustração de fundo do Cartaz é do artista plástico paraense Guilherme Lamoglia. Serão impressos, neste ano, 900 mil exemplares, aproximadamente.

Junto com o Livro das Peregrinações, o Cartaz é um dos veículos mais importantes de evangelização do Círio de Nazaré. O cartaz do Círio 2023 apresenta uma composição rica em elementos, que tem como objetivo referenciar diretamente o simbolismo do tema deste ano.

Em primeiro plano, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré aparece em destaque, representando a figura central da devoção e da fé dos milhões de fiéis que participam do Círio. Em seguida, a base modelada em 3D simboliza a solidez das crenças, a base sobre a qual o povo de Deus constrói sua caminhada espiritual. Na sequência, a cruz, acima da Imagem da Virgem de Nazaré, representa o sacrifício, o ato de amor supremo de Jesus Cristo pela humanidade.

Os arcos, também modelados em 3D, simbolizam o caminho que se percorre pela fé, uma jornada de busca por Deus e por uma vida mais plena e significativa. As figuras de anjos sobrepostas aos arcos representam a salvação, o sentimento de esperança e a presença divina em nossas vidas e podem ser encontradas na Catedral de Belém.

Saindo dos elementos dos arcos, temos partículas de luz que representam a força divina, a energia que nos impulsiona na caminhada. A parede de mármore retirada de uma fotografia da Basílica-Santuário de Nazaré simboliza a tradição e a história da devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

No rodapé do Cartaz uma novidade: ao lado das logomarcas da Arquidiocese de Belém, da Basílica-Santuário – Padres Barnabitas e da Diretoria da Festa de Nazaré, está a logomarca comemorativa dos 100 Anos de Título Basilical da Basílica de Nazaré.

Artigo anteriorSanto do dia 2 de junho: São Marcelino e São Pedro, mártires
Próximo artigoMês de junho é marcado por solenidades e dedicado ao Sagrado Coração de Jesus