Cartaz do Círio de Nazaré 2023 é divulgado

Em primeiro plano, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré aparece em destaque, representando a figura central da devoção e da fé dos milhões de fiéis que participam do Círio

Cartaz do Círio 2023: serão impressos, neste ano, 900 mil exemplares, aproximadamente. / Divulgação: Selo Oficial do Círio.

O cartaz do Círio 2023, um dos principais e mais tradicionais símbolos da Festividade de Nazaré, foi apresentado aos fiéis na noite de quinta-feira do último dia 31, na Basílica Santuário de Nazaré. A princípio, o cartaz seria exibido na Praça Santuário, mas, em razão da forte chuva que atingiu Belém naquela noite, a arte foi apresentada primeiramente nas dependências da igreja, à multidão de devotos que lotaram a Basílica. Rica em elementos, a peça referencia diretamente o simbolismo do tema do Círio deste ano: “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”’.

O cartaz é criação da Mendes Comunicação, agência voluntária do Círio desde o ano de 1991. A fotografia da Imagem Peregrina é de Soraya Montanheiro. A ilustração de fundo do Cartaz é do artista plástico paraense Guilherme Lamoglia. Serão impressos, neste ano, 900 mil exemplares, aproximadamente.

Junto com o Livro das Peregrinações, o Cartaz é um dos veículos mais importantes de evangelização do Círio de Nazaré. O cartaz do Círio 2023 apresenta uma composição rica em elementos, que tem como objetivo referenciar diretamente o simbolismo do tema deste ano.

Em primeiro plano, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré aparece em destaque, representando a figura central da devoção e da fé dos milhões de fiéis que participam do Círio. Em seguida, a base modelada em 3D simboliza a solidez das crenças, a base sobre a qual o povo de Deus constrói sua caminhada espiritual. Na sequência, a cruz, acima da Imagem da Virgem de Nazaré, representa o sacrifício, o ato de amor supremo de Jesus Cristo pela humanidade.

Os arcos, também modelados em 3D, simbolizam o caminho que se percorre pela fé, uma jornada de busca por Deus e por uma vida mais plena e significativa. As figuras de anjos sobrepostas aos arcos representam a salvação, o sentimento de esperança e a presença divina em nossas vidas e podem ser encontradas na Catedral de Belém.

Saindo dos elementos dos arcos, temos partículas de luz que representam a força divina, a energia que nos impulsiona na caminhada. A parede de mármore retirada de uma fotografia da Basílica-Santuário de Nazaré simboliza a tradição e a história da devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

No rodapé do Cartaz uma novidade: ao lado das logomarcas da Arquidiocese de Belém, da Basílica-Santuário – Padres Barnabitas e da Diretoria da Festa de Nazaré, está a logomarca comemorativa dos 100 Anos de Título Basilical da Basílica de Nazaré.

Artigo anteriorSanta Teresinha escreveu uma oração em forma de poema ao Sagrado Coração de Jesus
Próximo artigoMês de junho é marcado por solenidades e dedicado ao Sagrado Coração de Jesus