Nesta sexta-feira, às 18h, Cardeal Orani Tempesta abrirá a Trezena de São Sebastião

O tema deste ano é ‘São Sebastião, Arauto da Comunhão’. Como indica o nome, são 13 dias de visita da imagem peregrina, que será levada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, a vários pontos da cidade até o dia 19. A peregrinação, considerada um importante evento de evangelização da Arquidiocese do Rio, tem como objetivo reavivar a fé, a devoção e a unidade do povo carioca.

Dom Orani Tempesta, Frei Jorge de Oliveira diante da imagem histórica restaurada de São Sebastião. (Foto: Arquivo Pascom)

O Rio de Janeiro se prepara para vivenciar, entre os dias 7 e 19 de janeiro, a Trezena de São Sebastião. No período de treze dias a imagem missionária do padroeiro da Arquidiocese e da Cidade Maravilhosa percorre todo o Rio com momentos de fé, devoção e unidade, que marcam os corações dos fiéis. Os dias que precedem a festa de São Sebastião, padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro são de peregrinação, com visitas a dezenas de lugares, entre comunidades dedicadas ao padroeiro, obras sociais e instituições públicas de saúde e comunicação, tendo o Cardeal Orani João Tempesta à frente desse grande trabalho de peregrinação.

Como faz anualmente, Dom Orani presidirá a abertura da Trezena nesta sexta-feira, 7, às 18h, no Santuário Basílica de São Sebastião. A Pascom transmitirá ao vivo pelos canais digitais da Basílica, através do Facebook e Youtube. Os gestos concretos dos treze dias serão divulgados diariamente na Agenda Paroquial, via WhtsApp, Facebook, Instagran e Twitter.

Para Frei Jorge de Oliveira, “a trezena prepara mais intensamente para a grande festa do dia 20”. “Antes era feita uma novena. Frei Arles [Dias de Jesus, ex-reitor e atual ministro provincial] foi quem iniciou a trezena na Basílica, cujo objetivo é o mesmo porque a trezena é um tempo mais extenso para uma preparação mais intensa para a grande festa do dia 20”, lembra o frade.

Os Gestos Concretos na Trezena

Como é tradição, durante a Trezena de São Sebastião haverá a oferta de Gestos Concretos que serão divulgados dia a dia na Agenda Paroquial, a saber: açúcar, óleo, macarrão espaguete, leite em pó, feijão, canjica, café e arroz. Essa coleta é sempre destinada aos mais necessitados através de diversos programas e projetos sociais acompanhados pela igreja. Como gesto concreto é realizada uma tradição arquidiocesana em ocasiões especiais, caso da Trezena de São Sebastião, ou seja: além da atitude de oração, é realizada uma atitude de solidariedade e ao mesmo tempo religiosa de lembrar-se do irmão necessitado. No Rio de Janeiro, isso se realiza pela coleta de alimentos e outros materiais. Para Frei Jorge, os gestos concretos são importantes porque é uma forma de ajudar, de ir preparando o que foi ofertado para ser distribuído no mês seguinte.

Os gestos concretos dia a dia

Início: Dia 7, às 18h, presidida pelo Cardeal Orani Tempesta – Responsável: Liturgia – Gesto concreto: Açúcar.

Dia 8, sábado, 17h – Responsável: MESC – Gesto concreto: Óleo

Dia 9, domingo, 17h – Responsável: Jovens – Gesto concreto: Macarrão espaguete

Dia 10, segunda, 18h – Responsável: Associações – Gesto concreto: Leite em pó

Dia 11, terça, 18h – Responsável: Terço dos Homens – Gesto concreto: Feijão

Dia 12, quarta, 18h – Responsáveis: Dízimo/Turano – Gesto Concreto: Macarrão espaguete

Dia 13, quinta, 18h – Responsáveis: Marianos e OFS – Gesto Concreto: Milho para canjica

Dia 14, sexta, 18h – Responsável: Apostolado da Oração – Gesto Concreto: Leite em pó

Dia 15, sábado, 17h – Responsável: MESC – Gesto concreto: Café

Dia 16, domingo, 17h – Responsáveis: Jovens/Batismo – Gesto Concreto: Milho para canjica

Dia 17, segunda, 18h – Responsável: Pastoral Familiar – Gesto concreto: óleo

Dia 18, terça, 18h – Responsável: Terço dos Homens – Gesto concreto: Café

Dia 19, quarta, 18h – Responsável: Liturgia – Gesto concreto: Arroz

Oração de São Sebastião

“Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por Quem destes a vida. Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus. Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos. Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos. E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. Assim seja.”

Artigo anteriorDia Mundial das Missões 2022: “Sereis minhas testemunhas”
Próximo artigoPadre compõe música em homenagem a Fátima e à JMJ 2023