Cardeal Tempesta acolherá chama Paralímpica no Santuário Cristo Redentor

Durante os Jogos Paralímpicos a chama ficará acesa na pira da Candelária, no Centro do Rio

Chama_Paralmpica_06092016114012

Por Leonan Nicolas, com Assessoria de Imprensa Santuário Cristo Redentor / Foto: Rio 2016/Alex Ferro

No início da noite desta terça-feira, 6 de setembro, às 18h30, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, acolherá a chama da tocha Paralímpica que participa do revezamento por algumas regiões do país, no Santuário Cristo Redentor. E para coroar o momento, o Cristo será iluminado com as cores da chama Paralímpica.

O revezamento da tocha Paralímpica

Entre os dias 01 e 07 de setembro, a tocha Paralímpica percorre todas as regiões do país anunciando a chegada dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Cada região será representada por uma cidade, além de contar com uma cidade estrangeira; Brasília, Belém, Natal, São Paulo, Joinville, Rio de Janeiro e Stoke Mandeville, na Inglaterra, o berço do Movimento Paralímpico no mundo.

A grande novidade da chama Paralímpica é o mecanismo de acendimento: calor humano. A chama que iluminará o Estádio do Maracanã, na Cerimônia de Abertura, será formada pela união de cinco chamas acesas no Brasil e uma em Stoke Mandeville.

Numa campanha virtual lançada pelo Comitê Rio 2016, pessoas do mundo todo poderão enviar mensagens positivas pelas redes sociais, por meio da hashtag #ChamaParalímpica, acumulando energia suficiente para acender cada chama. Cada chama simbolizará um valor Paralímpico: Brasília – igualdade; Belém – determinação; Natal – inspiração; e Joinville – coragem. Já São Paulo participa com o poder da transformação e o Rio de Janeiro com a paixão pelo esporte. No site do Rio 2016, o público poderá acompanhar diariamente o mapa de calor gerado pelas mensagens enviadas via Twitter (Rio2016).

Após as cerimônias locais de acendimento, realizadas sempre de manhã em cada cidade, a tocha Paralímpica ganhou as ruas pelas mãos dos condutores e visitou locais especiais como centros de reabilitação e institutos de deficientes visuais.

As cinco chamas chegarão ao Rio de Janeiro por estradas digitais. Elas serão enviadas virtualmente para a cidade-sede após o fim do revezamento em cada região. Nesta terça, dia 6, uma cerimônia de união das chamas formará a chama Paralímpica no Museu do Amanhã, marco da revitalização do Centro Histórico do Rio. O evento marcará o início do revezamento na cidade, que terá duração de dois dias e mobilizará 360 condutores.

Durante os Jogos Paralímpicos, a chama ficará acesa na pira da Candelária, no Centro do Rio.

Artigo anteriorSantuário São Francisco de Assis é reaberto em Penápolis, SP
Próximo artigoHISTÓRIA DOS CAPUCHINHOS NO BRASIL