
Durante os seis dias que antecedem o Círio, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), em parceria com diversas instituições, vai oferecer apoio logístico e assistência a romeiros que se deslocam a pé ou de bicicleta, principalmente oriundos de municípios do nordeste paraense.
Por Natalia Zimbrão / ACI Digital
Grupos de peregrinos que vão percorrer a pé ou de bicicleta o trajeto até Belém (PA) durante a semana do Círio de Nazaré, de 6 a 11 de outubro, já podem se cadastrar no site oficial do projeto “Peregrinos de Nazaré”, que busca garantir mais segurança e acolhimento aos devotos que percorrem longas distâncias até a basílica santuário de Nossa Senhora de Nazaré. As inscrições se encerram dia 5 de outubro.
O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, também chamada pelos devotos de “Rainha da Amazônia”. Acontece no segundo domingo de outubro, este ano, dia 12. Mais de 2 milhões de pessoas costumam participar da procissão que percorre 3,6 km, seguindo a berlinda que leva a imagem de Nossa Senhora.
Muitos peregrinos vão para o Círio a pé ou de bicicleta. Uma das tradicionais romarias, a Castanhal-Belém, teve início no começo da década de 1980, quando pequenos grupos de devotos percorriam a pé os cerca de 78 km entre os dois municípios. Hoje, a prática se expandiu, com centenas de peregrinos vindos de diferentes cidades do Pará, principalmente na semana que antecede o Círio.
O projeto “Peregrinos de Nazaré” foi criado em 2016. Durante os seis dias que antecedem o Círio, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), em parceria com diversas instituições, vai oferecer apoio logístico e assistência a romeiros que se deslocam a pé ou de bicicleta, principalmente oriundos de municípios do nordeste paraense.
No período de atendimento, as instituições parceiras estarão posicionadas no trecho entre os municípios de Castanhal e Belém, com 17 pontos de apoio: cinco na Alça Viária (PA-483) e 12 na BR-316.
O projeto “Peregrinos de Nazaré” conta com apoio da arquidiocese de Belém, arquidiocese de Castanhal, Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), Secretaria de Estado de Saúde (SESPA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SESI e Cruz Vermelha.