Capuchinhos realizam Encontro Nacional de Patrimônio e Bens Culturais em São Paulo

O encontro foi encerrado com Missa em Ação de Graças, realizada na Igreja Imaculada Conceição e presidida pelo Frei Frei Clézio Menezes

Frei Raúl Gustavo Falcón, OFMCap

Preservar a nossa história é fundamental para conhecermos o nosso passado e o legado que assumimos nos dias de hoje, transmitindo a nossa fé às futuras gerações. “No tempo presente, precisamos redescobrir o imenso tesouro espiritual que nos foi deixado por meio da arte e do símbolo.” (Machado, 2021, p. 19). Começamos com citação da obra do frei Sidney Machado, sobre a importância do belo na arte e do itinerário espiritual que a arte assume.

Durante os dias 16 a 19 de junho, no Convento Imaculada Conceição, São Paulo (SP), foi realizado o Encontro Nacional de Patrimônio e Bens Culturais da CCB (Conferência dos Capuchinhos do Brasil). O evento reuniu diversos representantes das Províncias e Custódias, a fim dialogar e discutir novas ideias no que se refere aos bens patrimoniais e artísticos da Ordem da Frades Menores Capuchinhos.

No dia 16, iniciando os trabalhos, tivemos como palestrante Frei Sidney Damasio Machado, frade Menor Capuchinho, doutor em teologia, que apresentou a Arte e pregação no século XIII, a pedagogia franciscana – a iconografia como fonte de espiritualidade. Um encontro muito enriquecedor, ressaltando a arte como meio de transmitir o mistério, presentes nos escritos de São Francisco de Assis. À tarde, visitamos o Museu de Imagem do Som – MIS, com a exposição Portinari Para Todos. A exposição contou com um novo conceito de apresentar e levar as obras de Cândido Portinari para todos os públicos através de uma experiência audiovisual única, integrando o espectador na obra do artista. Ao término do dia, realizou-se uma divertida noite fraterna, com trocas de presentes simbólicos de cada circunscrição.

Na sexta, 18, tivemos a participação do professor João Rossi – museólogo e restaurador, atuando no Museu de Arte Sacra de São Paulo, em sua palestra apresentou A conservação e o restauro como instrumento da preservação da memória. O professor João Rossi ajudou a todos sobre a problemática da conservação dos nossos acervos e possíveis intervenções para a preservação da memória dos frades menores Capuchinhos. A tarde deste mesmo dia, visitamos o Mosteiro de São Bento, guiado pelo professor João Rossi, explicando sobre os meios de preservação e da importância pictórica em estilo da Escola Beuronense ou Escola de Arte de Beuron.

Em seguida, terminando a visita técnica, seguimos para o Museu de Arte Sacra de São Paulo, que nos transportou para o passado, contemplando todo o esplendor do barroco colonial brasileiro. Ao fim do dia, foi realizada a escolha da nova coordenação para a Comissão para os Bens Culturais e Patrimoniais dos Capuchinhos do Brasil:

Coordenador: Frei Celso Bordignon (Província do Rio Grande do Sul); Vice coordenador: Renê Wagner Ramos e Jacira Aparecida de Campos Ramos (Província do Paraná e Santa Catarina); Secretário: Frei Francisco Lima (Província do Brasil Central); Ecônomo: Frei Claudson Menezes (Província do Maranhão, Pará, Amapá)

Encerrando as atividades, no dia 19, tivemos como palestrante Frei Celson Bordignon, doutor em Arqueologia Paleocristã e diretor do Museu dos Capuchinhos RS – MUSCAP. Em sua exposição, destacou a importância das atividades museológicas como meio de preservação da história e a participação integradora social que os museus dispõem para as comunidades.

Logo após, concluímos as nossas atividades com Missa em Ação de Graças, realizada na Igreja Imaculada Conceição, presidida por Frei Clézio Menezes (Presidente da CCB / Ministro Provincial do Brasil Central).

Agradecemos a todos os responsáveis pela realização do evento e dos serviços prestados à Comissão para os Bens Culturais e Patrimoniais da CCB e desejando bons trabalhos a nova coordenação por realizar e informar este trabalho tão essencial para a nossa Ordem.

Artigo anteriorD. Armando Domingues assinala que é preciso “humanizar muito a pastoral familiar”
Próximo artigoRealizada a 32ª Romaria Vocacional ao Venerável Frei Salvador Pinzetta em Flores da Cunha (RS)