Evento que acontece a cada 3 anos começou com celebração em frente à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Por Manoel Antonio L. Tavares / Foto: Emilton Rocha
Os frades franciscanos da Província de Nossa Senhora dos Anjos, que abrange os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Norte do Estado de Minas, e com a nova comunidade em formação no Acre, deram início nesta segunda-feira, 11, ao Capítulo Provincial, no Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, no Rio de Janeiro. O evento de abertura teve a participação do Cardeal Orani Tempesta.
O Capítulo dos Frades Capuchinhos acontece a cada três anos. É a assembleia onde se reúnem todos os frades da província (várias ordens religiosas realizam seus capítulos). É um momento de revisão e reorganização da vida e missão dos frades e suas comunidades, com eleição do superior provincial e redistribuição das tarefas e funções, inclusive com a mudança dos párocos e vigários.
Esse Capítulo de 2016 terá início na segunda-feira, 11 de Julho, às 20:00h, com uma celebração em frente à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na parte externa da Basílica. Os frades se manterão reunidos na terça e quarta-feira, com palestras, orações e muita espiritualidade, preparando-se para o grande momento da assembleia que será realizado na quinta-feira de manhã: a eleição do novo governo provincial.
Este momento é de tal magnitude que contará com a presença do Definidor (Conselheiro) da Ordem dos Menores que vive e tem sua missão em Roma.
Aproveite esta oportunidade para rever aquele frade amigo que cruzou o seu caminho e que em outros capítulos ficou decidido que teriam que seguir sua missão pelo Acre, pelo Espírito Santo, Norte de Minas, Baixada Fluminense e Serra do Estado do Rio de Janeiro.
Os frades contam com as orações da comunidade e a unção do Espírito Santo para que tudo transcorra segundo a vontade de Deus.
Alegre-se a comunidade da Basílica de São Sebastião e prepare-se para acolher o novo governo da Província de Nossa Senhora dos Anjos. Esse grande momento será anunciado pelo repicar dos sinos fora de hora.