Capuchinhos do ES e RJ encerram a edição 2018 do retiro anual

Evento realizado de 9 a 12 de julho foi realizado na Casa de Oração e Formação São José, em São Gonçalo (RJ)

freis_1PASCOM RJ, com informações de Frei Geilton Nunes / Fotos: Divulgação

Frades capuchinhos do Rio de Janeiro e Espírito Santo, integrantes da Província Nossa Senhora dos Anjos, encerraram o Retiro Anual realizado em São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na Casa de Oração e Formação São José, no bairro Monjolos, realizado entre 9 a 12 de julho, segunda a quinta-feira.

Conduzido por Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo Emérito de Blumenau (SC), este exortou os participantes, logo no início da programação, a “entrar nesta parada dinâmica”, referindo-se ao significado de ‘estar em retiro’.

Interpelados sobre como andam a relação e experiência com a Santíssima Trindade, com os irmãos da Ordem e com as comunidades paroquiais, além da própria afetividade e sexualidade, os participantes foram convidados a refletir sobre a condição de “homens da esperança” na Igreja, na Ordem e no Mundo.

Na terça-feira foi aprofundada a reflexão sobre a experiência com a Trindade, cujo objetivo foi compreender como vai a caridade, condição e reflexo de uma verdadeira vida na dinâmica amorosa, fraterna e solidária na Trindade. Os trabalhos foram concluídos com a celebração da Santa Missa, lembrando os 7 anos de ordenação sacerdotal de frei Edcarlos Hofmann, Mestre de Noviços, que presidiu a celebração. À noite, foi realizada uma adoração ao Santíssimo Sacramento.

O terceiro dia (quarta-feira) foi marcado por uma reflexão acerca da condição dos capuchinhos como frades sacerdotes, profetas e pastores. À noite, uma Santa Missa presidida por frei Jayr Silvestre os congregou como irmãos menores e lembrou seus 80 anos comemorados dias antes. Uma celebração penitencial presidida por dom Angélico encerrou a programação do dia.

Quinta-feira pela manhã, em sua fala, Dom Angélico discorreu sobre a Igreja, destacando algumas características próprias: “comunidade de comunidades”, “particular, mas em unidade com a Igreja de Roma”, “povo de Deus”, “cristocêntrica” (teologicamente centrada em Jesus Cristo), “ministerial”, “carismática”, “missionária” e “pobre e profética”.

Ainda pela manhã Dom Angélico celebrou a Santa Missa. Na parte da tarde, vários assuntos referentes à província foram tratados, fechando o frutuoso retiro de 2018.

Artigo anterior“O Precursor”: filme sobre João Batista começa a ser gravado na Itália
Próximo artigoArquidiocese comemora cinco anos da JMJ Rio 2013