Basílica realiza sua Assembleia Anual

Encontro foi dividido em vários momentos: palestra motivacional, troca de experiências, almoço partilhado e grupo de trabalho

Por Manoel Tavares / Foto: Angela Zolhof

Em continuidade ao projeto paroquial de alcançar os melhores objetivos, foi realizada a Assembleia Paroquial anual, no final de semana passada. Essa assembleia foi dividida em vários momentos: palestra motivacional, troca de experiências, almoço partilhado, grupo de trabalho para conduzir a retrospectiva do ano que termina e perspectivas para o ano que se aproxima.

assembleia

Inicialmente, foi ministrada uma sensacional palestra de formação com o Padre Cláudio, que é pároco da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José Operário, em Niterói. Ele é um palestrante com muitas habilidades: bem-humorado, dinâmico, descontraído e profundo conhecedor do ser humano e da vida em grupo – enfim altamente preparado para conduzir o assunto que fora proposto. Padre Cláudio desenvolveu o tema “O indivíduo e o grupo atuando na comunidade paroquial”. Sabiamente foi falado sobre as pessoas que aproximam da vida de comunidade, se elas têm consciência de como é viver em grupo, as expectativas, as diferenças entre o ideal e o real, as individualidades e a vida de grupo, conhecimento acerca da pessoa humana, diversidades, conflitos, as habilidades sociais, como se formam grupos e a sua importância. Foi um momento único, excepcional, impagável, irrepetível!

Após o almoço partilhado, Frei Almir motivou os presentes para que se reunissem em grupos e fizessem uma avaliação das inumeráveis atividades que foram realizadas na basílica este ano. Cada grupo apresentou suas conclusões e, em seguida, foi dado início à montagem da agenda para o ano vindouro. Na assembléia, os coordenadores e líderes das pastorais, movimentos, serviços e devocionais olharam criticamente o que foi planejado, confrontaram com a realidade, encaminharam ações para melhorar, corrigir, superar, transformar e celebrar a caminhada, as vitórias e alegrias alcançadas pela comunidade.

Foi um momento ímpar de aprendizagem e participação. Nas próximas assembleias contamos com maior adesão. Devido às ausências, em determinado aspecto, se fez lembrar a parábola que Jesus contou sobre um homem que deu um grande banquete. Quando este homem avisou que estava tudo pronto, os convidados começaram a escusar-se dizendo “comprei um sítio e preciso vê-lo”, “comprei uma junta de bois e preciso experimentá-la” ou “casei e não posso ir” (Mt 22, 2-14). Conclusão: “Muitos são os chamados, poucos os escolhidos”.

A assembleia foi encerrada com a benção final do pároco Frei Arles.

Artigo anteriorMensagem de Natal dos Capuchinhos
Próximo artigoArquidiocese divulga a programação da Trezena de São Sebastião 2017