Basílica promove encontros para formação de coroinhas

Os encontros de formação são realizados aos sábados, das 15h às 16h30

DSC_0082a (Copy)
COROINHAS: Juntos, eles formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão e confiança.

Por Emilton Rocha*

O Santuário Basílica de São Sebastião está convidando crianças e jovens que já fizeram a Primeira Eucaristia para participarem do grupo de coroinhas da igreja. Os interessados devem comparecer à Basílica de São Sebastião aos sábados. Os encontros de formação acontecem das 15h às 16:30h.

O QUE É O COROINHA?

Menino ou menina, que nas igrejas exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o Diácono. O coroinha ajuda a missa, ele não é apenas um enfeite. Ele tem uma função importante que é a de desempenhar num ministério, um serviço relevante.

O QUE SE EXIGE DE UM COROINHA?

Ao chegar na igreja, o coroinha deve dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento, ou ao altar em que o sacrário contempla Jesus sacramentado. Aí deve fazer uma genuflexão (inclinação) e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então ele deverá dirigir-se à sacristia, para iniciar as atividades da celebração. Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da assembléia, respeito para com o templo, (pois é um lugar sagrado).

Juntos, os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão, confiança e estima, coisas de que tanto precisam. O Pároco deverá, dentro do possível, acompanhar cada um deles em sua realidade pessoal, ajudando-os no que for possível. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, e cada um em particular, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.

O QUE O COROINHA DEVE CONHECER?

1.A santa missa, parte por parte;

2. Os lugares da igreja;

3. Os livros sagrados;

4. Os utensílios usados na celebração;

5. As vestes litúrgicas.

RESPONSABILIDADE DO COROINHA

1. Participar das reuniões, missas e demais compromissos assumidos.

2. Ser pontual. Chegar a tempo para as reuniões e celebrações.

3. Ser asseado.Estar sempre limpo, cabelos penteados, calçados e roupas bem arrumados.

4. Ser cuidadoso com as coisas da igreja e do altar. Tratar os utensílios litúrgicos com respeito, como objetos destinados ao culto Divino.

5. Ser humilde e prestar atenção ao que lhe for ensinado pelas pessoas encarregadas de sua formação.

6. Durante os atos litúrgicos, evitar conversas, risos ou brincadeiras.

7. Ser educado com relação aos colegas e todas as pessoas da comunidade.

8. Cultivar o gosto pela oração e ler um trecho da Bíblia cada dia.

9. Dedicar-se ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor.

10. Observar o silencio na igreja e na sacristia. E manter a concentração, principalmente antes de começar algum ato litúrgico.

Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos

Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca – Rio de Janeiro

Informações? 2204-7900 (opção 3)

* Com informações da Editora Cléofas