O santuário mariano também enfatiza a cura espiritual através do sacramento da reconciliação, oferecendo confissões em francês, italiano, inglês, espanhol, alemão, holandês e outras línguas em resposta ao pedido de Nossa Senhora de Lourdes a santa Bernadette para rezar pela conversão dos pecadores.
Por Courtney Mares / ACI Digital
Os banhos do santuário mariano de Nossa Senhora de Lourdes, França, foram totalmente reabertos pela primeira vez em quatro anos para a peregrinação nacional da França para a festa da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria esta semana.
As piscinas de imersão em Lourdes estão fechadas desde 2020, primeiro por causa das restrições impostas para combate à pandemia de covid-19 e depois para reformas.
Mais de 30 mil peregrinos são esperados em Lourdes para a festa na quinta-feira (15), segundo a rede notícias Europe 1. A celebração de uma semana culminará em uma missa e procissão do rosário à luz de velas com milhares de doentes em cadeiras de rodas liderando o caminho.
O retorno da possibilidade de imersão total na água sagrada foi bem recebido por milhares de doentes, deficientes e voluntários que participam da 151ª peregrinação nacional da França para a solenidade da Assunção.
“É um retorno ao normal”, disse o padre Sébastien Anthony, presidente da peregrinação, a uma estação de rádio francesa. “Nossas equipes se mobilizaram para tornar isso possível, para que possamos acolher os doentes e peregrinos com dignidade”.
Durante a peregrinação, que dura de 12 a 16 de agosto, as piscinas estarão abertas das 7h30 às 20h, com mais de 3 mil pessoas se voluntariando para permitir que o maior número possível de peregrinos se lave nos banhos e participe das procissões, segundo os organizadores da peregrinação.
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é um dos santuários religiosos mais visitados do mundo, atraindo mais de 5 milhões de visitantes a cada ano. Ele marca o local onde santa Bernadette Soubirous testemunhou 18 aparições marianas desde 11 de fevereiro de 1858.
Durante a nona aparição, a Bem-Aventurada Virgem Maria disse a Bernadette: “Vá beber na fonte e lave-se lá”. A fonte milagrosa que apareceu depois que Bernadette humildemente cavou a terra com as mãos resultou na cura de uma mulher com a mão paralisada na presença de mais de 1, 5 mil pessoas em 1858.
Desde então, os médicos do Comitê Médico Internacional de Lourdes certificaram 70 curas médicas na fonte como “inexplicáveis à base do conhecimento médico atual”.
O milagre médico mais recente em Lourdes ocorreu em 2008, quando a irmã Bernadette Moriau foi curada da paralisia total resultante da síndrome da cauda equina, um distúrbio dos nervos e da coluna vertebral.
O santuário mariano também enfatiza a cura espiritual através do sacramento da reconciliação, oferecendo confissões em francês, italiano, inglês, espanhol, alemão, holandês e outras línguas em resposta ao pedido de Nossa Senhora de Lourdes a santa Bernadette para rezar pela conversão dos pecadores.
Mais de 7 mil pessoas disseram receber uma cura física por causa de uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.